Numa nota que abre o livro, editado pela Cotovia, afirma-se que esta Miscelânea inclui uma “variedade de artigos sobre descontentamentos, sobre cidades em África e no Brasil, novos costumes diários, sobre o poder e a morte, sobre a arbitrariedade dos governos, desgostos e prazeres, a tecnologia e a racionalidade”. Outros temas são abordados por Pinto Ribeiro, como a democracia, a educação, paisagens e lugares, entre outros.
António Pinto Ribeiro, renomado programador cultural e docente universitário, foi consultor da Fundação Calouste Gulbenkian desde 2004, tendo, nesse âmbito, criado o Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística (2004-2008) e, a partir de 2009, o Programa Próximo Futuro (que termina em 2016), de que foi diretor.
Tem formação académica nas áreas da Filosofia, Ciências da Comunicação e Estudos Culturais, nas quais tem desenvolvido trabalho de investigação e de produção teórica, que têm sido publicados em revistas da especialidade. Exerceu as funções de diretor artístico da Culturgest, em Lisboa, desde a criação da instituição, em 1992, até abril de 2004.
Por CM Faro