"A Educação para todos, a democracia e o nosso futuro” é o tema que Ana Benavente traz a esta sessão. A Educação constitui uma dimensão central da vida de cada pessoa e da vida das sociedades. Com efeito, a democracia, a economia e o bem-estar social prendem-se com os níveis educativos de cada comunidade e de cada país.
A Escola, instituição educativa por excelência, e os caminhos para a sua transformação são, no entanto, motivo de polémicas que revelam uma realidade conservadora e difícil de evoluir no sentido da democratização (EPT) e da adequação aos desafios do mundo atual. Partindo da situação portuguesa, questiona-se o papel da Educação na democracia e no nosso futuro.
Ana Benavente é Licenciada em Ciências da Educação, pela Universidade de Genève, Suíça (1970), e Doutorada em Sociologia da Educação (1985), pela mesma Universidade. Investigadora principal do ICS, desde 1993, é Professora catedrática na ULHT.
Foi Secretária de Estado da Educação nos XII e XIII Governos Constitucionais (1995-2001) e Deputada na Assembleia da República, no período de 1995-2005.
Desempenhou ainda, entre outros cargos, o de Membro do Comité do CERI (OCDE), Paris (1996-2002); Vice-presidente do Conselho do BIE, Bureau International de l’Education, Genève, Suíça (2001-2006); e Consultora da Unesco, BREDA, ADEA, Banco Mundial
De entre as suas principais obras publicadas destacam-se Escola, Professoras e Processos de Mudança, Lisboa, Livros Horizonte,1986/1997, 2ª edição; Do Outro Lado da Escola (coautoria), Lisboa, Ed. Teorema, 1992/2000, 2ª edição; A Literacia em Portugal. Resultados de uma pesquisa extensiva e monográfica (coord.), Lisboa, Fund. Calouste Gulbenkian, 1996; Lutte contre la pauvreté et l’éducation pour l’inclusion: transformer l’école en afrique subsaharienne. (in Port., French, English) PERSPECTIVES, UNESCO, nº 2, junho, 2008; e Pátria Utópica (coautoria), Lisboa, Ed. Bizâncio, 2011.
Recebeu as seguintes condecorações: Comenda de Isabel a Católica, atribuída pelo Rei de Espanha, em 2000, e Ordem de Grande Oficial Infante D. Henrique, atribuída pelo Presidente da República de Portugal, em 2005.
Esta conferência vai ser moderada pelo professor Manuel Nora. A entrada é livre.
Por: CM Loulé