Educação, tecnologia, saúde, cultura, desporto, sustentabilidade e criatividade voltaram a estar em destaque, no segundo dia da Algarve Tech Hub Summit, que decorreu até sexta-feira, dia 7, no Hotel Vila Galé, em Lagos.
O evento líder do ecossistema da inovação e tecnologia no Algarve voltou a apresentar um dia intenso de transferência de conhecimento, conferências e diversos painéis com oradores nacionais e internacionais.
O segundo dia da Algarve Tech Hub Summit 2025 arrancou com o tema “Como Criar Mais de 700 Startups: O Modelo CREATE-X para o Sucesso Empreendedor”, onde Rahul Saxena (CREATE-X, Georgia Tech) falou sobre os 10 anos de sucesso do programa CREATE-X, que desenvolve competências e oportunidades para a criação e o desenvolvimento de projetos diferenciadores e empreendedores.
“From Angels to Unicorns: A nova face de investimento em Portugal” juntou Miguel Fernandes (Dengun), Pedro Ramalho Carlos (Shilling.vc) e Wouter Heijnen (COREangels Algarve) que partilharam diferentes experiências e visões.
Para este painel, o importante é arriscar, encarar as falhas com crescimento e transformar as adversidades em oportunidades. «A geração atual é incrivelmente talentosa, enérgica e existem muitos mais apoios para que tudo se transforme mais rápido». A mensagem é clara: «just do it».
A grande mudança da educação assumiu lugar de destaque no painel “O Futuro da Riqueza: Educação, Tecnologia e Visão Estratégica”, partilhado por Igor Klyushnev (Klyushnev Invest Academy, Freedom Holding Corp.) e Luís Rasquilha (INOVA Ecosystem).
A sessão ficou marcada pela transformação e voltou a falar-se da nova geração de investidores e empreendedores, onde a educação é a base para que a mudança aconteça. Para Luís Rasquilha, «educar é criar as bases, entender as regras e praticar este mote para sempre».
A saúde e a inovação estiveram em destaque no debate “Ciência, inovação e regulamentação para a saúde”. Vânia Roberto (ABC CoLAB), Erica Viegas (Infarmed) e Sérgio Menezes Pina (AuroraMed) exploraram a colaboração entre ciência, inovação e regulamentação e a forma como a sua implementação pode acelerar o desenvolvimento de soluções de saúde mais seguras, eficazes e eficientes.
«A regulamentação precisa de ser mais simples, mais ágil, mas também continuar a garantir que nós tenhamos tecnologias, medicamentos e dispositivos médicos seguros e efetivos», salientou Erica Viegas (Infarmed).
“Mulheres de Impacto: Liderança Impulsionada pela Comunidade” foi o tema de um painel moderado por Linda Pereira (Women in Tech), que convidou Agatha Bulha (JB Law Office), Marta Aragão (METIME) e Penelope Gonçalves (local.foundation), numa conversa sobre o empoderamento feminino e a liderança, focado na sociedade, na comunidade e no empreendedorismo.
Um dos momentos mais esperados da 4ª edição da Algarve Tech Hub Summit aconteceu a meio da tarde desta sexta-feira, com a participação de Paddy Cosgrave.
A conversa juntou dois oradores que se veem reciprocamente como líderes e mentores: Paddy Cosgrave, CEO e fundador da Web Summit, e o tenista português Frederico Gil. A conversa descontraída e divertida entre dois amigos explorou questões ligadas ao desporto, aos negócios, mas também assuntos do dia a dia e alguns conselhos para melhorar o dia de todos.
Para Frederico Gil, o desporto e os negócios andam de mãos dados, num universo onde «consistência e motivação» são as palavras de ordem.
«As rotinas, a regularidade e a consistência dessas rotinas e a procura para melhorar cada detalhe a longo prazo, fazem toda a diferença», assegurou.
Para Paddy Coosgrave, «uma parte do desporto ou da gestão de um negócio é aceitar que é repetitivo e que pode ser aborrecido, mas estas caraterísticas são parte de todo o processo» e é «preciso aceitar e fazer sempre o melhor possível». O conselho do co-fundador da Web Summit é: «segue a tua paixão».
O dia encerrou com carros voadores, casas com asas, teletransporte, menos ecrãs e mais amigos reais, espaços onde as crianças possam ser livres, menos fome e a erradicação da pobreza: “Kids Imagine the Future: Algarve 2050”.
O segundo e último dia da 4ª edição da Algarve Tech Hub Summit culminou num pequeno grande painel com muita imaginação, criatividade e uma boa dose de esperança, impulsionada pela tecnologia e inovação de um grupo de crianças que imaginaram o Algarve em 2050.
A Algarve Tech Hub Summit 2025 é um evento cooperativo do ecossistema de inovação do Algarve que promove tecnologia, negócio e talento e posiciona a região como polo de inovação de referência.
Organizadores: Algarve Tech Hub, Algarve STP — Systems and Technology Partnerships, Algarve Evolution, Universidade do Algarve (UAlg).
Entidade anfitriã: Município de Lagos.
Parceiros institucionais: AMAL — Comunidade Intermunicipal do Algarve, ANJE — Associação Nacional de Jovens Empresários, NERA — Associação Empresarial da Região do Algarve.
Página em Branco








