O “Passe Algarve”, com um custo mensal de 40 euros, será válido para todas as linhas e carreiras interurbanas, independentemente da distância percorrida ou do número de transbordos, ficando apenas excluído o serviço ‘AeroBus’, indicou a AMAL em comunicado.
A criação do passe foi aprovada este mês no Conselho Intermunicipal da AMAL, entidade que reúne os 16 municípios da região.
A medida surge no âmbito do financiamento assegurado pelo programa Incentiva +TP, destinado à promoção e incentivo do transporte público coletivo de passageiros.
Segundo a AMAL, o novo título “não substitui os passes já existentes com preços inferiores”, que se manterão inalterados para não prejudicar quem apenas necessita de deslocações mais curtas.
“Será igualmente mantida a atribuição dos passes gratuitos, já em vigor, para todos os jovens”, realça.
Com esta iniciativa, as autoridades regionais pretendem facilitar a mobilidade, oferecer uma alternativa económica e confortável ao transporte individual e estimular o uso do transporte público.
A AMAL prevê que a compra do “Passe Algarve” possa ocorrer a partir de terça-feira, lê-se na nota.
O nome VAMUS foi criada pela AMAL para nomear o projeto de Mobilidade Urbana Sustentável que decorreu 2017.
Em 2021, o nome passou a ser usado na nova rede de serviço público de transporte rodoviário de passageiros na região do Algarve.
Lusa