Foi apresentado hoje, dia 10 de abril, o Programa Regional Algarve 2030.

O Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, José Apolinário, começou por explicar que este é «um trabalho feito em equipa e que pretende ser um investimento estruturante e transformador para a região».

De um modo geral, a construção de um Centro Oncológico é um dos grandes destaques do Programa Regional Algarve 2030, conforme avança a TSF. Caso esta ideia avance, poderão evitar-se viagens de 300 quilómetros - uma vez que os doentes têm de se deslocar a Lisboa ou Sevilha para realizarem determinados tratamentos.

Além deste ponto, pretende-se apostar na sustentabilidade e na água. José Apolinário referiu que é «crucial e fulcral» ter numa gestão inteligente da água. Está ainda em curso a descarbonização do Porto de cruzeiros de Portimão.

O metrobus, pretende criar uma ligação em 15 minutos entre Faro, Loulé e Olhão, foi mencionado como uma aposta para aumentar a mobilidade no Algarve.

Em matérias de educação, estão previstos dois novos edifícios para o polo da Universidade de Faro e de Portimão. A CCDR pretende aumentar e reforçar os alunos em cursos superiores.

 

Por: Filipe Vilhena