Compromisso com o Ambiente, Inovação e Sustentabilidade

A ALGAR – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos S.A. comemora hoje, 20 de maio, 30 anos de atividade ao serviço da sustentabilidade e da qualidade de vida na região do Algarve. Fundada em 1995, a empresa tem sido um pilar essencial na gestão de resíduos, promovendo a valorização de recursos e contribuindo ativamente para a transição ecológica da região.

Ao longo destas três décadas, a ALGAR consolidou-se como uma empresa de referência, servindo 16 municípios algarvios e cerca de 480 mil habitantes (número que triplica na época alta de turismo), com soluções integradas e inovadoras para a recolha, triagem, valorização e tratamento de resíduos urbanos.

“Celebramos 30 anos com orgulho nos resultados alcançados: mais de 10 milhões de toneladas de resíduos tratados, centenas de milhares de toneladas recicladas e energia renovável gerada a partir de resíduos, com impacto direto na qualidade de vida e na sustentabilidade da região. Estes números refletem o nosso compromisso com o Algarve, mas também nos desafiam a fazer mais e melhor. O futuro passa por reforçar a eficiência operacional, modernizar infraestruturas e apostar em soluções tecnológicas, como a Inteligência Artificial, para continuarmos a transformar resíduos em recursos — ao serviço de um Algarve mais verde, mais circular e mais preparado para os desafios ambientais que se avizinham.” — Eng.ª Telma Robim, Presidente da Comissão Executiva da ALGAR

 

30 Anos em Números – Um Impacto que Se Vê e Sente

 

  • Mais de 10,8 milhões de toneladas de resíduos sólidos tratados, incluindo 733 mil toneladas recolhidas seletivamente (vidro, papel/cartão, plástico, metal, madeira e pilhas).
  • Mais de 241.000 MWh de energia elétrica renovável produzida a partir da valorização de biogás — energia suficiente para abastecer cerca de 63.500 casas durante um ano[1].
  • Mais de 59.300 toneladas de composto orgânico Nutriverde produzidas, suficientes para fertilizar uma área superior a 5.930 hectares de terrenos agrícolas ou cobrir o relvado de mais de 8300 campos de futebol oficiais.[2]
  • Mais de 717.000 toneladas de embalagens recolhidas (vidro, papel/cartão, plástico e metal), o que:
    • 265 mil toneladas de papel/cartão reciclado, evitou o abate de mais de 4,5 milhões de árvores[3] ;
    • Mais de 141 mil toneladas de plástico reciclado, evitando o consumo de mais de 204 milhões de litros de petróleo[4] (graças ao plástico reciclado).
    • Mais de 309 mil toneladas de vidro reciclado, o equivalente a poupar mais de 370 mil toneladas de matérias-primas naturais[5], como areia, calcário e a soda.
  • Mais de 100 mil participantes[6] em ações de educação e sensibilização ambiental, envolvendo escolas, empresas e cidadãos na construção de um Algarve mais sustentável.

 

Mais do que uma Empresa de Resíduos

A ALGAR tem sido, ao longo de 30 anos, um agente de transformação ambiental, social e económico na região do Algarve. Com cerca de 550 colaboradores comprometidos, tem apostado na inovação e na educação ambiental como pilares estratégicos. Apesar dos desafios associados ao crescimento da população e à pressão sobre infraestruturas que hoje carecem de expansão e modernização, a empresa tem investido em soluções tecnológicas e operacionais para responder com eficácia às necessidades atuais e futuras da região.

Destacam-se:

  • A aposta em Inteligência Artificial para otimizar serviços (como a colocação ótima de ecopontos),
  • A modernização progressiva das unidades existentes e a planificação de investimentos estruturais,
  • Os projetos de educação e sensibilização ambiental, com milhares de ações junto da comunidade escolar, empresas e população em geral, promovendo comportamentos mais sustentáveis e conscientes.

Inovação Reconhecida com Prémio Nacional

O mais recente exemplo da aposta em inovação é o desenvolvimento de uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) para otimizar a localização de ecopontos, em parceria com a start-up NILG.AI. Este projeto valeu à ALGAR o prémio "Data Changemaker of the Year", atribuído pela DSPA (Data Science Portuguese Association) e pela NOVA SBE.

A ferramenta — atualmente em projeto-piloto no Município de Lagoa, no âmbito do programa Re-Source 3.0 da Sociedade Ponto Verde — permite à empresa reduzir em 83% o tempo de decisão sobre novos locais para ecopontos, passando de doze dias para apenas dois. Com base em algoritmos de IA que analisam fatores como densidade populacional e acessibilidades, o sistema já identificou 14 potenciais novas localizações em apenas quatro horas, com uma taxa de aprovação inicial de 68%.

Esta inovação responde diretamente ao desafio de duplicar os ecopontos para cumprir as metas do PERSU2030, contribuindo para uma gestão de resíduos mais eficaz, acessível e alinhada com os objetivos europeus de reciclagem.

 

Compromisso com o Futuro

A celebração dos 30 anos é também um momento para reforçar o compromisso da ALGAR com um futuro mais circular, mais verde e mais consciente. Num contexto de alterações climáticas, escassez de recursos e crescimento populacional, a empresa pretende continuar a liderar a mudança na região para um modelo de economia circular e baixo carbono.

 


[1] Consumo médio anual de eletricidade por habitação: 3.800 kWh/ano (Fonte: ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, 2023).

[2] Área de um campo de futebol oficial (relvado): cerca de 7.140 m² (Fonte: UEFA, dimensões regulamentares).

[3] Impacto ambiental da reciclagem:1 tonelada de papel reciclado evita o abate de 17 árvores (Fonte: Agência Portuguesa do Ambiente);

[4] Uma tonelada de plástico reciclado poupa cerca de 1.800 litros de petróleo (Fonte: Plastics Europe)

[5] 1t vidro = 1,2t areia/calcário/soda

[6] Média moderada de 3.500 participantes por ano (entre escolas, eventos, visitas, workshops, etc.)

 

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