No dia 22 de fevereiro decorreu na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura que este ano devido ao confinamento e ao encerramento das escolas, na sequência da pandemia, realizou-se exclusivamente online.

Estão apurados 12 alunos dos três agrupamentos escolares, dos vários graus de ensino, que no próximo mês de abril irão representar o concelho em Tavira, na fase Intermunicipal. A final está agendada para o próximo dia 5 de junho, em Oeiras. Apoie os alunos do concelho e a grande Festa do Livro e da Leitura. 

Trata-se da 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), uma iniciativa da responsabilidade do Plano Nacional de Leitura, que pretende estimular a prática da leitura, desenvolver competências de expressão escrita e oral e avaliar a leitura de obras literárias por parte dos estudantes. O evento tem como destinatários os alunos do 1º ao 12º ano de escolaridade.

Em Albufeira, o júri constituído por Ana Miguel, Miguel Salvado e Vanda Prazeres, bibliotecários do Município, receberam um total de 28 trabalhos em suporte vídeo, tendo sido apurados 12 alunos (3 de cada nível de ensino), que irão representar o concelho na fase intermunicipal, no próximo mês de abril, em Tavira. A prova escrita (online) está agendada para o dia 13 de abril e prova oral para dia 20 do mesmo mês, com transmissão em direto através da página de Facebook do Município de Tavira.

Os alunos apurados (por cada nível de ensino) que irão representar Albufeira na fase intermunicipal são os seguintes:

1º Ciclo – Laura Pessoa (EB1/JI de Vale Pedras); Leonor Reis Gomes (EBI/JI de Paderne) e Cristina Graça (EB1 dos Caliços)

2º Ciclo – Alice Baião (EB2,3 Dr. Francisco Cabrita); João Brito da Mana (EB2,3 Dom Martim Fernandes) e Letícia Correia (EB2,3 Prof.ª Diamantina Negrão)

3º Ciclo – Raquel Charrua (EBSA - Escola Básica e Secundária de Albufeira); Mara Filipa Monteiro (EB2,3 Dom Martim Fernandes) e Joana Cabral e Silva (EB2,3 Dom Martim Fernandes)

Ensino Secundário – Mónica Filipa Raimundo (ESA – Escola Secundária de Albufeira); Miguel Bazelga (EBSA – Escola Básica e Secundária de Albufeira) e Isabel Basílio Bentes (ESA- Escola Secundária de Albufeira).

De acordo com o júri, apesar das dificuldades inerentes a esta fase atípica que estamos a viver, a nova estratégia adotada para apresentação dos trabalhos revelou-se bastante benéfica, “resultando em maior criatividade e empenho por parte dos concorrentes, com a vantagem de facilitar a exposição e análise das obras, num suporte sobejamente conhecido dos jovens”. Refira-se que não houve obras previamente referenciadas - cada participante escolheu um livro da sua preferência para apresentar no concurso - o que certamente foi um fator acrescido de motivação.     

 

Por: CM Albufeira