Campanha «Vale +» regressa para angariação de bens essenciais e donativos
Campanha "Vale +" decorre entre 10 e 26 de julho, em 281 superfícies comerciais em todo o país;
Primeira ação da campanha deste ano angariou 239.932 euros em vales, 183.496 produtos e 134.315 refeições que foram doadas a famílias em situação de maior vulnerabilidade; 
Cruz Vermelha Portuguesa regista subida significativa no apoio alimentar, com mais 58,6% famílias beneficiárias. 
 
A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) vai realizar uma nova ação da campanha "Vale +", de 10 a 26 de julho, procurando mobilizar mais uma vez a população para a doação de bens essenciais e donativos para apoio a famílias em situações de maior fragilidade. 
 
Presente em 281 superfícies comerciais de todo o país (Pingo Doce, El Corte Inglés e Auchan), a campanha "Vale +" visa dar resposta ao aumento dos pedidos de apoio social, que têm vindo a aumentar, em particular no acesso a bens alimentares e de primeira necessidade, como produtos de higiene.
 
Assente no conceito "Faça compras, por boas causas. A sua escolha VALE MAIS. Para que ninguém fique por ajudar!", a campanha de bens e donativos da CVP apela à solidariedade nacional face ao crescimento dos pedidos de ajuda, que colocam a instituição sob enorme pressão para garantir respostas imediatas a famílias em situação de maior debilidade.
 
Consciente do risco crescente de pobreza e exclusão social, que afeta tanto pessoas com vínculo laboral como desempregados, bem como agregados familiares em situação de maior vulnerabilidade, nomeadamente famílias monoparentais e numerosas, o programa "Vale +" da Cruz Vermelha Portuguesa tem sido, desde 2021, um pilar no combate à insegurança alimentar, dando resposta às necessidades básicas das famílias portuguesas num contexto de crescente desigualdade. 
O número de famílias apoiadas com ajuda alimentar pelas 159 Estruturas Locais da Cruz Vermelha Portuguesa aumentou cerca de 58,6%, passando de 60.000 em 2023 para 95.169 em 2024, em todo o território nacional, através da entrega de géneros ou de cartões alimentares, permitindo uma resposta mais ajustada às necessidades individuais.
 
O Presidente Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa, António Saraiva, realça a importância de programas como "Vale +" e do contributo de todos os portugueses para combater a exclusão social e a pobreza:  "Todos os dias somos confrontados com mais famílias em dificuldades. 
 
Pessoas que se veem obrigadas a escolher entre pagar uma despesa essencial, como a água ou a eletricidade, ou adquirir bens básicos como alimentos e produtos de higiene. Já não apoiamos apenas aqueles em situação de desemprego, mas também famílias que, apesar de integradas no mercado de trabalho, enfrentam necessidades urgentes. É por esta razão que a Cruz Vermelha Portuguesa apela à solidariedade de todos, pois um pequeno gesto de cada um pode representar uma diferença significativa na vida de quem mais necessita".
 
O leite, o azeite, o atum e os produtos de higiene estão entre os bens não perecíveis mais procurados, enquanto os vales alimentares são considerados essenciais para a aquisição de produtos frescos e dietas específicas. Os vales permitem uma escolha mais adequada às necessidades individuais e familiares, garantindo uma alimentação equilibrada e respeitando restrições alimentares.
 
 
Como Contribuir para o "Vale +" da CVP: 
 
A decorrer entre 10 e 26 de julho, nas lojas Pingo Doce, El Corte Inglés e Auchan, com a campanha "Vale +" é possível ajudar de duas formas:
 
Doação de bens essenciais | Nos dias 12 e 13 de julho, os clientes podem entregar alimentos e produtos de higiene diretamente das superfícies comerciais aderentes aos voluntários da CVP;
Compra de vales alimentares e monetários (1, 3 e 5 euros) | Disponíveis entre 10 e 26 de julho na caixa registadora das superfícies comerciais aderentes, representam produtos essenciais que serão distribuídos pela CVP às famílias, assegurando um apoio mais flexível e adaptado às necessidades individuais.
 
 
Por: H Advisors