AHSA regressa à FACECO com foco nas pessoas, água e biodiversidade
Feira decorre de 18 a 20 de julho, em São Teotónio
Associação inclui atividades para todas as idades e destaca conclusões dos seus barómetros sobre escassez de água e gestão da imigração
A Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur (AHSA) vai marcar presença em mais uma edição da FACECO - Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, que decorre de 18 a 20 de julho, em São Teotónio, numa organização da Câmara Municipal de Odemira.
Tal como em anos anteriores, a AHSA contará com um stand próprio, localizado nas tendas E26, E27 e E28, onde dará continuidade à sensibilização para três eixos centrais da sua atuação: as pessoas, a água e a biodiversidade. Esta presença será, ainda, uma oportunidade para reforçar publicamente as principais conclusões dos mais recentes barómetros da AHSA, nomeadamente no que toca à escassez de água e à necessidade de uma gestão eficaz e integrada da imigração, fatores estruturantes para o futuro da agricultura no sudoeste alentejano.
Ao longo dos três dias de feira, o stand da AHSA propõe uma série de atividades para todas as idades. Em destaque, a preparação de “bombas de sementes” - uma atividade interativa que visa promover a consciência ecológica através da plantação de espécies autóctones - e o desenho livre “A agricultura pela mão dos mais pequeninos”, que convida as crianças a expressarem a sua visão da agricultura de forma criativa. Os visitantes poderão, ainda, refrescar-se com limonada da horta, preparada com produtos locais, participar num quiz com oferta de brindes e degustar fruta da região, numa mostra que celebra a qualidade e a diversidade da produção hortofrutícola local.
Recorde-se que a FACECO é um evento de referência no Alentejo Litoral, que visa promover o concelho de Odemira através da valorização das suas atividades económicas, culturais e sociais. A feira reúne dezenas de expositores e atrai anualmente milhares de visitantes, constituindo-se como uma montra privilegiada do dinamismo do território e das suas gentes.
A presença da AHSA na FACECO insere-se na sua missão de promover as boas práticas agrícolas sustentáveis, valorizar os recursos endógenos e contribuir para o desenvolvimento económico, social e ambiental do território.
Por: Central de Informação