O Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes (AEFFL) participou através do seu técnico do Projeto Cultural (PCA), nos dias 4 e 5 de julho, em Lisboa, nas 1ªs Jornadas de Arte e Educação, tendo estado em trabalho e contato com mais de 200 profissionais de todo o País ligados à educação.
Realizadas pela Arte Central na Universidade Lusófona de Lisboa, contou com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, do Plano Nacional das Artes, da Câmara Municipal de Lisboa, entre outros.
 
Estas jornadas pretenderam ser um espaço de encontro, partilha e reflexão entre professores e educadores no ativo e em formação, formadores de professores, investigadores em educação artística no campo das artes visuais, juntamente com profissionais da cultura, fortalecendo a relação entre a escola, a investigação e os espaços culturais. Conferências, workshops, debates, apresentação de pósteres e visitas a museus e galerias fizeram parte das atividades, promovendo o diálogo entre teoria e prática. Numa perspetiva de contextualização e enquadramento de pedagogias diversificadas praticadas no ensino das artes, estas Jornadas procuraram reforçar o reconhecimento das artes como parte essencial de uma Escola viva, ativa, crítica e humanista.
 
Tiveram como oradores convidados a Marta Ornelas da Arte Central que falou sobre “Sete anos a criar caminhos: a Arte Central e a formação de professoras/es”; o Fernando Hernández e a Juana Sancho da Universidade de Barcelona que falaram sobre “Educação através das artes de uma perspetiva cultural crítica: o que estamos aprendendo com o projeto europeu EXPECT_Art”, a Susana Rangel (online) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que falou sobre “Pensar a Arte (que Arte?) na educação das crianças”; a Fabrícia Valente e os Espacialistas que falaram sobre “Corpos, espaços e objetos [a ante-escola como preposição interdisciplinar]”, a Amparo Alonso-Sanz da Universidade de Valência que falou sobre “Perspetivas partilhadas para tornar a escola que queremos mais inclusiva graças às artes”, entre muito outros, bem como foram desenvolvidas várias mesas redondas com temas tais como “Arte e Educação Patrimonial” ; “O desenho do som: expressão visual a partir da música”; “Mergulhar: entre as práticas artísticas e os afetos”; “Territórios poéticos do livro desobediente: entre livro-álbum, livro-objeto e livro de artista”, assim como foram realizadas visitas a diversos museus, tais como o Museu Calouste Gulbenkian e CAM; Museu Bordalo Pinheiro; Museu de Lisboa; Galeria Quadrum, entre outros.
 
Foram 2 dias muito intensos mas bastante interessantes e produtivos, com o objetivo primordial de capacitação para a preparação de um ano lectivo repleto de novas ideias e atividades.
 
O Agrupamento agradece à Freguesia de Olhão e à Associação de Pais pelo apoio na concretização desta actividade.
 
 
Por: AEFFL