O presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) anunciou hoje um investimento previsto de 21,5 milhões de euros nos três portos sob a sua gestão, sendo que 18,8 milhões serão investidos no Alentejo.

A maior fatia do investimento será canalizada para a regularização de fundos na bacia do terminal de contentores do Porto de Sines, uma obra a rondar os 12 milhões de euros que irá permitir aumentar a área que tem atualmente 17,5 metros de profundidade, sendo que a intervenção visa já a possível futura expansão da infraestrutura para sul, detalhou o presidente da APS, João Franco, durante um encontro com jornalistas em Sines.

Além desta obra, que se prende com a necessidade de melhorar as condições de navegação no Terminal XXI, a APS prevê gastar perto de sete milhões de euros em intervenções em diversas infraestruturas do Porto de Sines, no distrito de Setúbal, um plano de investimentos que ainda carece de aprovação dos acionistas.

Nos dois portos algarvios, em Faro e Portimão, serão investidos 2,7 milhões de euros em obras de melhoria que deverão estar concluídas até ao final de junho.

Os portos de Faro, de mercadorias, e de Portimão, de cruzeiros, foram integrados na APS no ano passado, uma alteração que João Franco classificou como "um péssimo negócio" para a administração portuária, mas que representa uma "questão de interesse público", pelas obras que era necessário realizar nas duas infraestruturas há pelo menos 15 anos.

No encontro com os jornalistas, que serviu para analisar e perspetivar a atividade da empresa, João Franco avançou também que, em 2015, o Porto de Sines deverá movimentar 40 milhões de toneladas de mercadorias.

No ano passado, o porto alentejano movimentou 37,6 milhões de toneladas de mercadorias, mais 3% do que em 2013, um crescimento que o administrador da APS considerou "muito interessante", mas que foi condicionado por dois meses de trabalhos de manutenção programada no terminal de granéis líquidos, concessionado à CLT (grupo Galp Energia).

O terminal de contentores, que tem registado o maior crescimento nos últimos anos, deverá atingir 1,5 milhões de TEU (unidade equivalente a um contentor de 20 pés) movimentados até ao final do ano, quando em 2014 se cifrou em cerca de 1,2 milhões de TEU, um crescimento de 32% face a 2013.

O crescimento em 2015, considerado "ambicioso" por João Franco, será permitido pela recente entrada em exploração da segunda fase de expansão do Terminal XXI, gerido pela PSA Sines, uma vez que a infraestrutura estava a funcionar no limite.

O cais tem agora 940 metros de comprimento, nove guindastes e 35 hectares de zona de parqueamento de contentores, o que lhe confere uma capacidade de movimentação de 1,7 milhões de TEU por ano.

Em janeiro, João Franco avançou à Lusa que a concessionária do terminal de contentores do Porto de Sines iria realizar, este ano, um investimento de 40 milhões de euros para aumentar a capacidade de movimentação de mercadorias em mais 500 mil TEU, através da utilização da face noroeste do cais, criando 150 novos postos de trabalho e adiando a terceira fase de expansão.

 

Por: Lusa