Para responder a questões muito concretas sobre os riscos do amianto a Autoridade para as Condições do Trabalho está a divulgar pelas instituições públicas, associações empresariais e sindicais um conjunto de informação, condensada em quatro desdobráveis alojados no seu Portal www.act.gov.pt

Quais os efeitos na saúde das pessoas que estão expostas a poeiras de amianto? Se tiver presença de amianto em sua casa o que deve fazer? Onde se pode encontrar este produto e qual o procedimento adequado para o remover?

Estas e outras questões têm uma primeira resposta nestes desdobráveis, escritos com linguagem acessível e tecnicamente adequada, permitindo, assim, uma informação criteriosa e sem alarmismo aos empregadores, trabalhadores, população escolar, trabalhadores e utentes dos serviços públicos.

A investigação neste domínio chegou à conclusão de que todas as variedades de amianto são agentes cancerígenos, sendo o período de latência das doenças associadas à exposição muito elevado, entre 20 a 50 anos.

Assim, as fibras do amianto podem depositar-se nos pulmões e aí permanecer por muitos anos provocando graves doenças, nomeadamente o cancro da pleura e do pulmão.

A informação da ACT refere também os locais e setores onde se pode encontrar amianto e esclarece ainda quais as obrigações das empresas, direitos e deveres dos trabalhadores que estão expostos às poeiras daquele produto.

Veja aqui a informação sobre o amianto disponível no Portal da ACT: http://www.act.gov.pt/(pt-PT)/CentroInformacao/DossiersTematicos/Publicações/Paginas/default.aspx