Na China, este jovem olhanense, vai competir no escalão de Sénior Virtuoso. Pedro Ivan já tem alguma experiência em grandes competições onde se tem destacado com prémios relevantes. Com 8 anos de estudo sobre este instrumento musical de tão difícil execução, em maio deste ano, no 24º Troféu Nacional / 5º Concurso Internacional de Acordeão “Cidade de Alcobaça”, Pedro Ivan Gonçalves conquistou os seguintes prémios:
1º Prémio 24º Troféu Nacional Sénior Varieté; 1º Prémio 5º Troféu Internacional de Alcobaça Sénior Varieté; 1º Prémio 24º Troféu Nacional Cat. Solista Concerto (baixos cromático); 2º Prémio 5º Troféu Internacional de Alcobaça Cat. Solista Concerto (baixos cromático); 3º Prémio Cat. Franck Angelis; 1º Prémio 24º Troféu Nacional Cat. Orquestra Varieté; 1º Prémio 5º Troféu Internacional Alcobaça Orquestra Varieté;
Em Junho de 2018, na 71ª Copa Mundial de Acordeão que se realizou em Kunas, na Lituânia, e onde João Palma, natural de Loulé, também ele aluno de Nelson Conceição, se sagrou campeão mundial, Pedro Gonçalves obteve o 6º lugar na categoria Júnior Virtuoso. Duas semanas antes, em maio de 2018, no 43º Prémio Internacional de Acordeão, em Castelfidardo, Itália, obteve o 8º lugar na categoria Virtuoso Júnior.
A comitiva algarvia à 72º Copa Mundial de Acordeão que se deslocará em Agosto à China, composta por Pedro Ivan Gonçalves, Nelson Conceição, João Pereira, Sérgio Conceição e João Sena, tem ainda uma outra missão especial para Portugal na medida em que a 73ª Copa se realizará no Algarve em Outubro de 2020.
Em nota de imprensa, João Pereira, presidente da Mito Algarvio - Associação de Acordeonistas do Algarve, diz que "a participação de Pedro Ivan na 72ª Copa Mundial é mais uma prova das competências dos professores e alunos que temos no Algarve no que diz respeito à execução deste instrumento musical. Vamos à China buscar o testemunho para a 73ª Copa Mundial, trazermos para Portugal e para o Algarve em particular este nível de concurso deixa-nos muito orgulhosos e será certamente um evento que deixará marcas em todos os participantes dada a nossa capacidade de bem receber".
Sobre Mito Algarvio - Associação de Acordeonistas do Algarve
Fundado a 3 de fevereiro de 2012, com o objetivo de promover o acordeão e os acordeonistas algarvios, a Mito Algarvio é membro oficial da Confédération Internationale des Accordéonistes (CIA) - Membro do International Music Council, uma ONG parceira da UNESCO - onde participa através da delegação de membros de Júri.
É membro da Fundação INATEL e membro da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto.
É responsável pelas provas de seleção de acordeonistas portugueses para participação na Copa do Mundo. Apoia à participação de representantes portugueses na Copa do Mundo; apoia as obras e as galas "Terra de Acordeão"; apoia a edição de Cd´s e Livros dedicados ao acordeão, de que se destacam:“A Sabedoria na Ponta dos Dedos - O Mito do Acordeão Algarvio”, um filme de Ivan Dias em parceria com o Município de Castro Marim, e a exposição e livro intitulado "Acordeão Alm´Algarvia".
Em 2018, a Mito Algarvio foi Distinguida com o Prémio Instituição de Excelência Algarve.