Em 2016, 60% da população foi utilizadora frequente na Internet (valor um pouco abaixo da média europeia - 71%).

Apenas 47% dos utilizadores revelaram competências básicas ou mais do que básicas na utilização da Internet, segundo os dados da Iniciativa Nacional Competências Digitais. O conceito de competências digitais adotado, pela iniciativa, inclui o processamento de informação, a comunicação e interação, e o desenvolvimento e produção de conteúdos digitais.

Neste contexto e de forma a contribuir para a literacia digital dos consumidores, a DECO, com o apoio do Google Portugal, convida os alunos a produzir vídeos representativos dos conselhos do site www.deco.proteste.pt/netvivaesegura, de forma original e criativa, demonstrando a importância de uma participação mais ativa na criação de conteúdos para a web.

Os vídeos produzidos pelos alunos deverão promover experiências online mais conscientes, seguras e confiantes.

No âmbito da parceria com o Google, a DECO criou o site www.deco.proteste.pt/netvivaesegura que disponibiliza informação e dicas importantes para os utilizadores da Internet, principalmente no que respeita a: Conexões seguras, Dispositivos a salvo, As tuas contas são só tuas, Privacidade na rede, Transações e compras e Aplicações e jogos – Crianças na Internet.

A atividade é dirigida a alunos com idades compreendidas entre os 16 e 22 anos, a frequentar escolas do ensino regular, profissional, vocacional e ensino aprendizagem, de Portugal Continental e Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

Devem ser constituídas equipas compostas por 2 alunos do mesmo nível de ensino e por um professor, que ficará responsável pelo acompanhamento da equipa.

As inscrições para esta atividade decorrerão até ao dia 31 de janeiro de 2018.

Mais informação disponível no site: deco.proteste.pt/netvivaesegura

 

Por: DECO