A Dafne Editora apresenta no dia 3 de junho em Faro, o livro A Construção do Algarve, uma obra de Ricardo Costa Agarez que investiga a presença da arquitetura na transformação da região Algarvia, entre 1920 e 1960.
O Algarve não é apenas a principal região turística de Portugal. Excepcionalmente mediterrânica num país atlântico, as suas práticas construtivas foram, durante muito tempo, marcadores de especificidades históricas e culturais, capazes de atrair simultaneamente arquitetos conservadores que admiravam o pitoresco ou modernistas em busca da sua linhagem. Modernismo, regionalismo e o “vernáculo” foram três ideias essenciais da cultura arquitetónica do século XX que convergiram na construção da identidade da região.
 
Em “A Construção do Algarve”, Costa Agarez desafia a inclusão convencional da arquitetura moderna portuguesa nas narrativas do Regionalismo Crítico, numa reconstrução pormenorizada dos debates e culturas em jogo, e apresenta os antecedentes que caracterizaram a muito celebrada viragem para o regional.
 
Arquitetos como Gomes da Costa e Jorge de Oliveira, assim como um elenco de outros agentes (clientes, administração, engenheiros e construtores) contribuíram para amadurecer uma linha regional da arquitetura moderna que, mais do que ser o resultado heroico de uma «batalha» dura levada a cabo por arquitetos empenhados em combater um regime conservador, foi verdadeiramente popular no Algarve.
 
 
«A tradição tornou-se, então, a chave do futuro da arquitetura moderna» — podemos ler no epílogo escrito por Ricardo Costa Agarez. Nesta tese tornada livro, o arquiteto e historiador da arquitetura e das cidades apresenta as práticas regionais através de um prisma original — não se limita a repetir os nomes e as obras mais conhecidas, nem as categorias a que foram confinados.
 
Ao observar os processos que foram apropriados pelo cânone da história da arquitetura no contexto de práticas locais quotidianas, o autor torna visível uma outra história. As grandes narrativas e as micro histórias da arquitetura podem ser enriquecidas, questionadas, revistas e confirmadas por um regresso sem preconceitos aos seus factos e fontes — os edifícios, os documentos, os discursos, os agentes e os arquivos.
 
Lisboa: A Construção do Algarve será apresentada ao público numa apresentação do autor seguida de debate com Teresa Valente, arquiteta da Câmara Municipal de Faro, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian no próximo dia 23 de maio pelas 18h15.
 
Faro. O livro será apresentado em Faro no âmbito da Primavera Literária, no Pátio da Biblioteca no Jardim da Alameda, seguido de conversa com Teresa Valente, pelas 19h30 do sábado dia 3 de junho.