Esta distinção, associada à Igualdade de Género, Cidadania e não Discriminação, recorda e homenageia a algarvia Maria Carolina Frederico Crispim (1871-1955) com o pseudónimo «Maria Veleda», propondo-se destacar e reconhecer o mérito de personalidades algarvias cujo longo percurso cultural e cívico as tenha revelado como protagonistas de intervenções particularmente relevantes e inovadoras no Algarve.
O Prémio enquadra projetos e atividades que se destaquem no âmbito da cidadania e igualdade de género, do combate à exclusão social, do combate à desertificação no interior da região, educação pela arte, valorização do património imaterial (tradições, memórias e identidade), revitalização dos núcleos e edifícios históricos e, ainda, no desenvolvimento de projetos multidisciplinares, multiculturais e projetos em rede.
Neste novo ciclo do prémio, o júri do concurso é composto pelas seguintes individualidades:
Alexandra Rodrigues Gonçalves – Diretora Regional da DRC Algarve
Gonçalo Pescada – Professor de Música
João Guerreiro – Professor Universitário
José Gameiro – Diretor Científico do Museu de Portimão
Manuel Brito – Editor
Margarida Tengarrinha – Artistas Plástica e Professora
Maria Augusta Casaca – Jornalista
Natividade Monteiro – Professora e Investigadora
Pedro Ferré – Professor Universitário
Qualquer cidadão ou instituição regional, pública ou privada, poderão apresentar as propostas a serem enviadas via postal para a sede da Direção Regional de Cultura, na Rua Dr. Pinheiro e Rosa, nº 1, 8005-546 Faro, ou entregues presencialmente.
O Prémio tem associado um valor de 5.000€ e uma medalha comemorativa, produzida pela NOVACORTIÇA, que considerou, mais uma vez, apoiar esta distinção.
O Regulamento e o respetivo Formulário para a inscrição da candidatura poderão ser acedidos em http://www.cultalg.pt/pt/MariaVeleda/ ou solicitados na Direção Regional de Cultura do Algarve.
Por: DRCAlg