O Dia Nacional da Segurança Infantil (DNSI) celebra-se já no dia 23 de maio e terá reservadas algumas surpresas.

Brincar é um direito das crianças e, como tal, a APSI defende que estas devem ser livres de o exercerem onde e como quiserem. Para o efeito, propõe a implementação de Incubadoras de Brincar[1]. O propósito é estimular a imaginação e a criatividade das crianças, desafiando-as a escolherem um espaço público que possa funcionar como um segundo recreio em que possam brincar de forma autónoma com recurso a elementos naturais, materiais soltos (aka tarecos, quinquilharia, tralha!) ou com o que quiserem exceto dispositivos e brinquedos tecnológicos (podem ser consultadas mais informações sobre a dinâmica da atividade, bem como os materiais que podem ser utilizados, no site da APSI).

Mas as novidades não ficam por aqui... Este ano, além de serem distribuídos 50 kits-DNSI com informação, materiais vários e brindes, uma das turmas participantes, que já não tenha tido acesso ao Kit-DNSI, mas que comprovadamente assinale o dia, será a vencedora de um prémio-surpresa cuja atribuição será decidida pelas Embaixadoras da APSI: Luísa Barbosa e Filipa Galrão.

Para a concretização do evento, a Associação conta, mais uma vez, como Parceiros Principais da iniciativa, com a Fundación MAPFRE e com a MICHELIN e ainda com o apoio da Direção-Geral da Educação.

Com um total de 150 turmas inscritas, de norte a sul do território continental e ilhas, a APSI deseja que, para docentes e não docentes envolvidos (a quem agradecemos o empenho e dinamismo) e, especialmente, para os alunos, dia 23 de maio, volte a ser um dia diferente, marcante e de crescimento enquanto cidadãos de pleno direito.

 


[1] Uma iniciativa Brincapé® — Consórcio do Brincar (Fundado por: APSI e 1,2,3, Macaquinho do Xinês)

 

APSI