Esta é a primeira fase de um projeto de mobilidade global, incluído no Plano da Mobilidade e Transportes de Faro.
«Com a criação da rotunda em formato oval, queremos deslocar um pouco o final da Estrada Nacional 2», começa por explicar o autarca. «Temos a rotunda do quilómetro 738 na Calouste Gulbenkian com uma afluência muito grande e queremos descentralizar esse ponto com esta nova rotunda, que terá escrito Estrada Nacional 2 e será complementada com um monumento com o mapa de Portugal e o recorte da estrada».
Será ainda criado no espaço uma ciclovia, que «será mais um eixo de circulação nesta zona da cidade», frisou Rogério Bacalhau.
Com esta empreitada, para além de se aumentar a mobilidade na cidade de Faro, resolve-se um «problema que a população do Bairro Mendonça ansiava há muitos anos». Será feito um troço da 3ª. Circular ao Bairro Mendonça, de sentido descendente, que vai «desafogar» o trânsito naquela zona, que funciona de momento sem saída em sentido ascendente. «Essa situação causa embaraço na circulação e é incomoda para os moradores», reforçou a autarquia durante a visita.
Rogério Bacalhau frisou na visita que foram retirados da área cerca de 14.000 metros cúbicos de terra.
A obra está entregue à empresa José de Sousa Barra & Filhos, Lda e está adjudicada em 805.157 mil euros. Segundo o Presidente da Câmara Municipal, a obra será concluída dentro de «quatro ou cinco meses».
Segundo a autarquia, o objetivo destes encontros é «dar a conhecer uma cidade que se reinventa nas suas potencialidades procurando dar testemunho dos projetos que se consolidam, enquadrados na realidade do nosso concelho – sejam eles obras públicas, privadas, iniciativas culturais, de âmbito social, entre outros».
O Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, fez-se acompanhar hoje de alguns membros da sua equipa, assim como empreiteiros e empresários envolvidos nas obras.
Por: Filipe Vilhena