O tema central deste livro debruça-se, sobretudo, sobre a autenticidade na arte do ator entendida, nas palavras do autor, “como expressão explícita da verdade individual, sem a descoberta da qual, na tradição em que me revejo e terei a oportunidade de apresentar, o contrato teatral não se cumpre – e sem a qual a expressão individual, segundo o ponto de vista adotado, não ultrapassa o patamar da exibição”.
«Visita Guiada ao ofício do Ator: Um Método» encontra-se dividido em três partes: a primeira aborda a autenticidade na arte do ator; a segunda dedica-se à análise de um paradigma de ensino e aprendizagem, no teatro, baseado na relação entre mestres e discípulos; finalmente, no capítulo III, o autor reflete sobre as suas opções metodológicas, “colocando em diálogo uma conceção artística e uma prática pedagógica”.
António Branco já foi coordenador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação e este livro resulta do seu trabalho de investigação na área do Teatro. A mesma obra será também apresentada na FNAC do Chiado, em Lisboa, no dia 7 de novembro, por Manuel Fonseca, filósofo e editor.
Por UALG