No dia 15 de abril a Tribo de Escoteiros, do Grupo 243 de Almancil, visitaram o abrigo da Animal Rescue Algarve, na zona da Cabanita em Loulé. A visita surge no âmbito da temática de trimestre do grupo de escoteiros, que encara o Voluntariado e Bem-estar Animal como essenciais para a nossa sociedade.
Os cerca de 15 membros, com idades compreendidas entre os 9 e 12 anos, fizeram-se acompanhar pelos seus dirigentes, e por uma grande quantidade de donativos alimentares angariados pelos mesmos. Após a entrega dos donativos, o grupo seguiu numa visita guiada ao abrigo na Cabanita.
A Tribo de Escoteiros de Almancil viu as três zonas onde os cães dormem e comem, os 14 parques com piscinas, caixas de areia, e equipamentos de agilidade onde os mesmos brincam e socializam todos os dias, os três gatis, a área onde os voluntários trabalham e vivem, assim como o centro de adoção e escritórios.
Durante a visita os escoteiros conseguiram interagir de perto com os animais que escolheram ajudar, as suas histórias, e a realidade associada ao seu resgate, tratamento e realojamento. Dada a natureza do trabalho desenvolvido pela ARA, durante a manhã todos os participantes foram sensibilizados acerca da importância de tratar bem os animais, e o que fazer em situações em que os mesmos precisem de ajuda.
Estes tipos de iniciativas são muito importantes para a visão da Animal Rescue Algarve, que além de querer resolver problemas presentes, reconhece que um investimento no futuro, especialmente por entre as faixas etárias mais baixas, é essencial para se alterarem comportamentos e tendências culturais que resultaram (e continuam a resultar) no abandono e sofrimento de inúmeras vidas.