Prevê-se em finais de dezembro de 2015, que os utentes e os profissionais de saúde do Centro de Saúde de Lagos vão ter acesso aos serviços daquela unidade de forma diferente, com melhores e mais modernas condições de funcionalidade.
Foi com agrado que o Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve IP, Dr. Moura Reis, o pôde constatar durante a visita que realizou às obras em curso naquelas instalações lacobrigenses na quinta-feira, 1 de outubro, aproveitando para se vacinar e chamar a atenção pela importância da vacinação contra a gripe, acompanhado pelo vogal do CD, Dr. Tiago Botelho, e pelo responsável pelo Gabinete de Instalações e Equipamentos da ARS Algarve, Engenheiro Ilídio Cavaco.
O Centro de Saúde de Lagos, que abrange cerca de 29.500 utentes, está a ser alvo de obras de conservação, beneficiação e requalificação por parte da Administração Regional de Saúde do Algarve IP.
Até agora, aquela Unidade de Saúde tinha beneficiado de obras de ampliação em 2004, e posteriormente, em 2011, a substituição da cobertura de amianto e obras de beneficiação térmica.
Esta intervenção contempla ainda: a criação de um espaço destinado a cafetaria/bar, para utentes e profissionais; a implementação de sistema automático de deteção e alarme de incêndios; a instalação de sistema solar térmico para aquecimento de águas quentes sanitárias; a ampliação da rede de distribuição de energia ininterrupta.
Ainda, no âmbito deste processo de reestruturação e reorganização dos serviços de saúde na Região, a decorrer de forma contínua com o objetivo de contribuir para a melhoria da acessibilidade, do conforto e uma maior humanização dos cuidados de saúde prestados à população, a ARS Algarve prevê iniciar obras durante o mês de outubro nas Extensões de Saúde de Santo Estêvão (Tavira) e da Fuseta (Olhão) num investimento total de cerca de 80 mil euros.
Nestas unidades, integrantes nos Agrupamentos de Centros de Saúde Sotavento e Central, estão previstas obras de conservação e beneficiação que incluem a adaptação das instalações a pessoas com mobilidade condicionada, em particular, das instalações sanitárias de utentes e no balcão de atendimento da receção / secretaria, a criação de salas de sujos e despejos, bem como a instalação de sistema solar térmico para aquecimento de águas quentes sanitárias nestas extensões.
Na área de instalações elétricas e telecomunicações pretende-se a implementação de uma rede estruturada de voz e dados assim como a instalação de um sistema de chamada de utente através do sistema telefónico, pretende-se também melhorar o sistema de receção de sinal digital terrestre TDT.
As obras estão previstas estarem concluídas até finais de 2015.
Por ARS Algarve