1. Apoio à População
Zonas de Apoio à População (ZAP) – Validadas pelas Autoridades de Saúde e instaladas nos 16 municípios da Região do Algarve. o 70 Estruturas com capacidade de 3440 camas, de 3 Tipologias* (Isolamento profilático, Quarentena, Reserva social (apoio a lares)
POSIT à data de hoje: Estão acionadas três ZAP, nos municípios de Albufeira e de Tavira, para quarentena/Isolamento profilático.
Unidades Hoteleiras e Militares em reserva - Validadas pelas Autoridades de Saúde e instaladas nos 16 municípios da Região do Algarve. o 103 Estruturas, com capacidade de 1276 camas.
Foram correspondidos todos os pedidos aos profissionais de serviços essenciais para isolamento social e dada resposta ao acolhimento dos respetivos dependentes, nas Escolas.
2. Apoio à Autoridade de Saúde
Centro Hospitalar Universitário do Algarve:
Instalação de circuitos exteriores de doentes COVID nos Hospitais de Faro e de Portimão
Ampliação da capacidade de internamento do Hospital de Faro:
Pavilhão do Sporting Clube Farense (50 camas)
Locais para desinfeção de ambulância e depósito de equipamento contaminados:
Hospital de Faro e Hospital de Portimão
Estão preparados espaços para uma eventual necessidade de instalar Hospitais de Campanha, nomeadamente:
Faro – Pavilhão Desportivo Municipal da Penha
Portimão – Portimão Arena.
ACES: Apoio logístico, prestado pelos respetivos Serviços Municipais de Proteção Civil, para instalação da Área Dedicada ao COVID (ADC) nos municípios de: Albufeira, Faro, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, Silves, Tavira e VRSA.
3. Plano para realização de testes de rastreio nos lares de idosos, instituições similares e funcionários de creches
Protocolo celebrado entre o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança (MTSS) Social e o Algarve Biomedical Center (ABC) (dados correspondentes ao período de 31 março, às 20:00 horas do dia 30 de abril)
O Executado - 69 estabelecimentos (utentes e funcionários), nos 16 municípios do Algarve o 5852 testes realizados, (97,4% dos testes inicialmente previstos) o 154 re-testes
O transporte das equipas médicas é assegurado pelos Corpos de Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa.
Com a reabertura das creches, prevista para o dia 18 de maio, serão realizados testes para o rastreio do SARS-CoV-2 em todos os funcionários destes equipamentos antes da sua reabertura, através do protocolo celebrado entre o MTSS e o ABC. No Algarve, estimamos um total de 116 creches, correspondendo a cerca de 1675 funcionários.
4. Mortuária
Ampliada a capacidade de receção de corpos nas morgues do CHUA (Portimão e Faro).
5. Transporte dedicado ao COVID
Criação de 2 Grupos de reforço sanitários, a constituir com meios da CVP, INEM e Bombeiros para assegurar a resposta no âmbito do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) e assegurar uma reserva estratégica regional para apoiar qualquer um dos municípios que possam vir a ser afetados com situações em massa.
Planeamento de 1 pool de autocarros (tipo urbano) com capacidade de transportar pessoas com mobilidade reduzida.
6. Ações de formação/sensibilização/higienização/descontaminação/desinfeção, de âmbito regional:
Realizada, pela Brigada de Matérias Perigosas da Unidade de Emergência Proteção e Socorro da GNR uma ação de descontaminação num Lar, no município de Loulé.
As Forças Armadas já iniciaram as operações de sensibilização para a necessidade de higienização das Escolas que irão reabrir, previsivelmente a 18 de maio, para receber alunos dos 11.º e 12.º ano.
7. Situação Epidemiológica na Região do Algarve, de acordo com dados fornecidos pela Autoridade de Saúde Regional
Atualizado às 00:00 horas, de 01 maio 2020 Nº de casos confirmados (cumulativo) 331 Nº de contactos em vigilância ativa 261 Nº de casos infirmados (cumulativo) 13493 Nº de óbitos (cumulativo) 13 Nº de internados 15 Nº casos novos nas últimas 24h 0 Nº de internados em UCI 3 Nº de casos recuperados 141 Nº de casos positivos no domicílio 162 % de recuperados 42,59%
