Uma delegação da Direcção da Organização Regional do Algarve do PCP manifestou a sua solidariedade junto das dezenas de trabalhadores que se concentraram hoje junto ao Hotel D. Filipa, pertença do Grupo JJW Hotels & Resorts, exigindo o pagamento dos salários em atraso.

Como é do conhecimento público, este grupo hoteleiro propriedade de um multimilionário estrangeiro, tem vindo a praticar ao longo do último ano – mesmo antes dos impactos da pandemia - o não pagamento de salários aos cerca de 500 trabalhadores deste grupo, situação esta que já motivou o questionamento por parte do PCP ao Governo.

Desta vez, encontram-se por pagar os salários dos meses de Novembro, Dezembro e Janeiro, sendo que muitos destes trabalhadores, não receberam ainda os subsídios de férias e de Natal, perfazendo um total de 5 salários em atraso. A DORAL do PCP também apurou que, para impedir a possibilidade de rescisão com justa causa por parte do trabalhador e recurso ao subsídio de desemprego, a entidade patronal tem feito pagamentos avulso de baixo valor gerindo a situação em seu proveito.

Nesta ação, foi visível a situação dramática que está colocada a estes trabalhadores e às suas famílias, com casos já identificados de dificuldades extremas e incapacidade para responder a compromissos como rendas ou empréstimos bancários.

A DORAL do PCP, ao mesmo tempo que reafirma a sua solidariedade com a luta destes trabalhadores pelo pagamento dos salários, exige da parte do Governo e da Autoridade para as Condições de Trabalho uma intervenção firme perante uma situação em que se deixa intocável o património do multimilionário estrangeiro dono dos hotéis, transferindo para os trabalhadores os impactos da epidemia no sector do turismo.

 

O Secretariado da Direcção da Organização Regional do Algarve do PCP