Guitarrista António Chainho morre aos 88 anos

10:46 - 28/01/2026 ATUALIDADE
O guitarrista e compositor António Chainho faleceu ontem na sua residência, em Alfragide, nos arredores de Lisboa, no dia em que completaria 88 anos. A informação foi confirmada à agência Lusa pelo seu agente artístico.

Considerado pela crítica especializada internacional como o “mestre da guitarra portuguesa”, António Chainho encerrou uma carreira de seis décadas em setembro de 2024. Nesse mesmo ano editou aquele que viria a ser o seu último trabalho discográfico, O Abraço da Guitarra, um álbum de homenagem aos mestres que o inspiraram através da rádio, meio fundamental na sua formação musical.

Nascido em São Francisco da Serra, no distrito de Setúbal, a 27 de janeiro de 1938, António Chainho iniciou o seu percurso artístico no meio fadista na década de 1960. Ao longo da sua carreira destacou-se pela afirmação da guitarra portuguesa enquanto instrumento de grande versatilidade, levando-a muito além do fado e projetando-a em diversos géneros musicais, dentro e fora de Portugal.

Em entrevista concedida a A Voz do Algarve, em fevereiro de 2015, António Chainho manifestava serenidade e entusiasmo perante o seu percurso e o futuro do instrumento que marcou a sua vida. “Acima de tudo sinto-me bem. Espero poder continuar a ensinar mais jovens e não só, a aprender a tocar guitarra portuguesa, e a dar a conhecer este instrumento tão nosso e único, ao maior número de pessoas”, afirmou então. Na mesma conversa, sublinhava ainda a importância de libertar a guitarra portuguesa de rótulos: “Continuar a demonstrar que a guitarra portuguesa não é refém do fado e que pode naturalmente ser uma mais-valia nos mais variados géneros musicais”.

A morte de António Chainho representa uma perda significativa para a música portuguesa e para a história da guitarra portuguesa, instrumento que elevou a um patamar de reconhecimento nacional e internacional. O seu legado permanecerá vivo através da sua obra, dos músicos que inspirou e das gerações que ajudou a formar.