A Câmara Municipal de Loulé foi hoje confrontada com um comunicado do PSD local acerca da situação vivida nos serviços de saúde e em particular na Unidade de Saúde Familiar Lauroé.

O executivo municipal porque tem consciência do trabalho que tem vindo a fazer na área da Saúde, muito embora ela não seja da sua competência, não quer deixar de informar os louletanos e os utentes da Unidade de Saúde Familiar de Loulé (USF), sobre as suas iniciativas e de reagir ao ilusionismo político e demagógico com que o PSD local a este propósito nos brindou no seu recente comunicado.

Foi aliás o Governo daquele Partido, como todos se recordarão, que nos últimos anos tão maltratou a saúde dos portugueses que vem agora descaradamente limpar a sua imagem como se nada tivesse ocorrido, quando sabemos que o forte desinvestimento no setor da saúde conduziu a uma situação catastrófica, de completa rutura na prestação do serviço público de saúde no concelho de Loulé e que em devido tempo o Presidente da Câmara denunciou e deu público eco.

O Partido Social Democrata e o seu executivo camarário deixaram na gaveta um protocolo assinado com o Ministério da Saúde em 2010, que previa a construção de novas instalações para a USF de Loulé. Tiveram todas as condições para avançar com a obra, porém não o fizeram.

Foi este executivo municipal que reabriu o processo e graças à sua excelente relação de colaboração com o atual Governo conseguiu desenvolver o projeto prevendo-se o início da sua construção em 2017.

É um passo enorme que, a par de outras medidas, mostra o empenho e o carinho por esta área social que tanto nos diz e motiva.

Não podemos deixar ainda de relembrar todos apoios que estamos a prestar, seja na cedência de transportes para o apoio domiciliário na área dos cuidados continuados, em substituição das viaturas da ARS há muito inoperacionais, seja nos vários apoios de material diverso e de consumíveis, entre outros, para o funcionamento dos Centros de Saúde em Loulé e Quarteira.

Registe-se também as decisões que tomámos na implementação do Serviço de Medicina no Trabalho na Câmara Municipal que, contrariando o estabelecido na Lei, foi deliberadamente esquecido durante anos pelo anterior executivo camarário do PSD.

Por último, a Câmara Municipal reafirma toda a sua vontade e disponibilidade para promover iniciativas e encontrar as soluções que melhor sirvam os interesses dos cidadãos e utentes da USF de Loulé e está convicta que prossegue um caminho seguro que há-de conduzir a melhores resultados já em 2017.

 

Por: CM Loulé

 

 

NOTÍCIA RELACIONADA