O PSD Loulé manifesta a sua indignação face às situações com que se confrontam os utentes da Unidade de Saúde Familiar de Loulé, onde têm de se resguardar da chuva durante as consultas enquanto no Centro de Saúde de Quarteira, ..

... os que aguardam consultas ou tratamentos de enfermagem esperam ao relento, quando poderiam permanecer já dentro do edifício, isto se o vigilante tivesse autorização e horário para que as portas abrissem antes das 8h00.

Não é de agora que se assiste ao degradar dos cuidados de saúde em Loulé, mas perante situações de indignidade como as que atualmente se verificam, tanto para os utentes como para os médicos e enfermeiros, a Comissão Política da Secção do PSD estranha o silêncio por parte do executivo socialista local, liderado por Vítor Aleixo, que outrora não hesitou em realizar crítica fácil e por vezes incoerente, desde que o governo não fosse da sua cor política.

Agora o Sr. Presidente da CML já não vem para a porta do Centro de Saúde contestar a situação, como fez há três anos atrás, ainda que as carências se acumulem, atingindo níveis de indignidade a todos os títulos escandalosos. Hoje os louletanos, se ficarem doentes ou necessitarem de cuidados de saúde mais simples, sujeitam-se a tais condições e devem interrogar-se por que razão a situação se degradou até este estado.

É assim que o direito à saúde se efetiva?

O PSD Loulé denuncia ainda as falhas que continuam a registar-se na Urgência Básica de Loulé que por falta de médicos suficientes, em várias ocorrências, não recebeu ambulâncias de urgência, obrigando ao desvio dos doentes para o Centro Hospitalar de Faro, com as consequências já conhecidas: congestionamento dos serviços, longos tempos de espera e pior atendimento.

Considerando que a saúde, ou a falta dela, tem sido uma das preocupações sempre presentes nas reivindicações de todos os cidadãos, o PSD Loulé aguarda uma posição por parte do Presidente da autarquia de Loulé, com a celeridade que a situação merece.

Finalmente, o PSD saúda a iniciativa dos deputados eleitos pelo Algarve José Carlos Barros e Cristóvão Norte que vão levar o estado calamitoso da saúde em Loulé até à Assembleia da República, tendo para isso apresentado, com carácter de urgência, um requerimento ao Governo a exigir que corrija prontamente a situação e responder como se pôde a mesma degradar a este impensável estado.

 

Por: PSD Loulé