O Império Turco, também chamado de Otomano, teve início na conquista de Constantinopla, em 1453 (fig. - Império Turco e atual República da Turquia, fundada em 1923).
O Império Turco substituiu o Romano do Oriente e Constantinopla, a capital, foi rebatizada em Istambul - “ir á cidade” e tornada na cede do último Califado (1512-1924) …
As relações entre Portugal e o Império Otomano foram sempre belicosas. A presença Portuguesa em Marrocos (1415-1769) evitou a influência Turca neste país e confinou a sua presença ao Mediterrânio, possibilitando o projeto Atlântico das “Descobertas” …
No Mediterrâneo os conflitos mais importantes foram as batalhas navais de Lepanto (1571), que opôs á Armada Otomana a uma coligação de potências Cristãs; e em 1717, a Marinha Portuguesa foi decisiva na derrota Turca em Matapão …
Mas foi no Oceano Índico que a guerra entre Otomanos e Portugueses foi mais acesa. A batalha de Dio (1509) estabeleceu a superioridade naval europeia no Índico … e a decadência do Mediterrâneo.
A escravatura foi praticada pelos Turcos - até o exército era baseado em escravos cristãos islamizados “Janízaros” …, mas o recíproco também se verificava, como é exemplo de António, escravo Turco do Sr. Jorge Furtado de Mendonça e catecúmeno batizado em S. Clemente (Loulé) em 1584.
Manuel Furtado, filho de António, residia nas Ferrarias (Almancil) e era “sujeito” de Lopo Furtado. Manuel casou com Ensencia Martins de Almancil, batizada em S. Clemente em 1623.
José Martins, filho de Manuel e de Ensencia, foi batizado em S. Clemente em 1651 e era “sujeito” do capitão João de Aragão, nas Ferrarias. Casou em S. Clemente em 1705 com Maria da Assumpção de Sousa, natural de Boliqueime e residente em Vale d’Éguas (Almancil). Maria da Assumpção (filha de Vicente Martins e de Margarida de Sousa) era já viúva de Francisco Pincho, com quem contraíra matrimónio em Boliqueime em 1687…
A saga do Turco António, antepassado de muitos louletanos, mostra a dificuldade de integração social, que podia demorar gerações …




