Rubricando uma exibição sempre em crescendo, Ricardo Filipe e Filipe Carvalho levaram o Skoda Fabia R5 ao 8º lugar da geral do Rallye Casinos do Algarve, segundo prova do Campeonato de Portugal de Ralis 2024.

Para o piloto da Olha o Cogumelo, este é o segundo rali consecutivo a pontuar, premiando um sólido arranque de temporada do algarvio.

E, para que o resultado aparecesse, foi preciso muita cabeça fria, espírito de entrega e capacidade para seguir a estratégia montada por parte de Ricardo Filipe e Filipe Carvalho. A dupla enfrentou no Algarve um plantel nacional e internacional de grande quilate e, como tal, cedo o piloto percebeu que “teríamos de ter sangue-frio, pois sabíamos que, à partida, o Qualifying não iria ser fácil e que teríamos uma posição à partida entre os primeiros na estrada, o que seria prejudicial em termos de ritmo”, realçando ainda que “entramos na prova com pneus duros, fiáveis, mas, obviamente, mais lentos. Como tal, a posição na classificação no final da 1ª etapa não era a ideal, mas tínhamos perfeita convicção de que seríamos muito mais rápidos na etapa final de sábado”.

E assim foi. Ricardo Filipe entre ao ataque na ronda matinal e os tempos começaram a refletir logo o incremento de ritmo, com a dupla do  Skoda Fabia R5 da Olha o Cogumelo a começar a acercar-se do Top 10 da geral, clube restrito em que entraram após a penúltima classificativa da prova, subindo aí ao 9º posto, almejando ainda ganhar mais uma posição na derradeira especial, conquistando assim um excelente 8º lugar.

Ricardo Filipe não esconde “muito emoção, quando confrontado com o rescaldo desta prova. Alcançar em casa um bom resultado, depois de ter conseguido provar que estamos cada vez mais rápidos, que o nosso ritmo é consistente e que já  nos batemos com equipas que, nas épocas anteriores, rodavam muito acima de nós, torna-se uma justa recompensa por todo o investimento feito e trabalho desenvolvido em conjunto com a Racing 4 You.

Sair do Algarve com tempos dentro dos 5 primeiros em duas das especiais mais desafiantes e mais alguns dentro do Top 10 é alimento para a nossa motivação!”, criando no piloto “uma enorme expectativa sobre o que poderemos ainda melhor mais ao longo da temporada.

Vem agora aí o Terras d’Aboboreira, um rali de que gosto muito, desafiante e difícil e onde queremos voltar a andar bem e a pontuar de forma sólida”.

Sente ainda ser com toda a justiça que “se deve aplaudir a organização, quer pelo nível que alcançaram, quer pela escolha destes troços. São à Mundial!”.

Ricardo Filipe não quis deixar de depositar “uma palavra de tristeza pela morte do Joaquim Santos. Foi e será sempre um dos nomes maiores dos ralis nacionais, uma referência para todos nós, não só pelo piloto fabuloso que foi, mas pela sua simplicidade e simpatia.

É uma perda enorme para o desporto motorizado, mas será sempre lembrado como um dos grandes campeões. Apresento meu nome e da minha família profundas condolências à família enlutada, aos amigos e fãs de um extraordinário ser humano e piloto sem igual”.

 

Veddacom Corporate