Uma comitiva composta por André Gomes e Tiago Guadalupe representou a Câmara Municipal de Loulé na «One Health for Cities Conference», que teve lugar esta quarta-feira, 10 de dezembro, em Bruxelas.

Este evento reuniu cidades, decisores políticos locais e europeus e especialistas, com o objetivo de abordar os desafios mais urgentes na implementação do conceito de “One Health” em ambientes urbanos. Os participantes tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos, explorar ferramentas práticas e, de forma colaborativa, lançar recomendações, fomentando um diálogo construtivo entre a ciência, as políticas públicas e a sociedade civil.

Durante a conferência, Loulé realizou uma apresentação onde foi sublinhada a importância da atividade física informal como motor de desenvolvimento económico local e como promotora de saúde pública, ambiental e animal - numa perspetiva alinhada com a visão “One Health”. O projeto “Verão Ativo” é um exemplo notável de como é possível “ativar” simultaneamente a saúde humana, a saúde ambiental e a própria comunidade, como destacou a equipa do Município de Loulé.

“Em Loulé, o desporto informal vai muito além de ‘estar em movimento’: é uma verdadeira política pública em ação, que gera bem-estar, aproxima pessoas e fortalece o território”, considera Tiago Guadalupe, coordenador do projeto.

O projeto “One Health 4 Cities” propõe criar uma rede de cidades de forma a abordar os desafios da saúde humana de forma integrada, partindo, no caso de Loulé, de uma abordagem centrada na promoção da atividade física informal e de hábitos de vida saudáveis de forma a fortalecer a saúde a nível local e melhorar a resiliência das populações.

Recorde-se que, além de Loulé, fazem parte desta rede europeia Lyon (França), Estrasburgo (França), Suceava (Roménia), Kuopio (Finlândia), Lathi (Finlândia), Benissa (Espanha), Elefsina (Grécia) e Munique (Alemanha).

 

CM Loulé