FOLKFARO REGRESSA COM MÚSICAS E DANÇAS DO MUNDO

10:14 - 10/08/2015 FARO
O maior festival de folclore do Sul arranca dia 15 de agosto no Teatro das Figuras

Está de volta o maior festival de folclore do Sul de Portugal. De 15 a 23 de Agosto, a capital algarvia receberá, uma vez mais, a grande festa das músicas e danças do mundo – o FOLKFARO.

É já a 13ª edição anual do certame, uma organização do Grupo Folclórico de Faro, com o apoio principal da Câmara Municipal de Faro. Estarão representadas as tradições populares de povos de diferentes latitudes, através de grupos de sete países. Mais de trezentos participantes, entre bailadores e músicos, irão mostrar a riqueza das danças, cantares e trajes das suas regiões.

“Aguarela de Sons e Tradições!...” é o mote da edição deste ano. Os grupos participantes foram selecionados com base em critérios de qualidade e representatividade, estando confirmadas as delegações vindas de:

 

  • BOLÍVIA -  Ballet Folklórico de Sucre (Sucre)
  • BÓSNIA-HERZEGOVINA              - Folk Dance Ensemble Cajavec (Banja Luka)   
  • ESLOVÉNIA- AFS Študent (Maribor)
  • ESPANHA - Grupo de Danza Adolfo de Castro (Cádiz)
  • IRLANDA DO NORTE- Dominic Graham School (Coleraine)
  • TAIWAN - Hon Wa Folk Dance Troupe (Chung-Ho City)

 

Para além dos grupos internacionais, as nossas tradições estarão também representadas por prestigiados grupos folclóricos de diversas regiões de Portugal:

•  Rancho Folclórico da Casa do Povo de São Pedro de Alva (Beira Litoral);

•  Rancho Folclórico do Bairro de Santarém (Ribatejo);

•  Rancho Folclórico de Paranhos - Porto (Douro Litoral);

•   Rancho Folclórico Os Pastores de S. Romão (Beira Alta);

•   Rancho Folclórico de Santo Estêvão (Algarve)

•   Rancho Folclórico do Calvário (Algarve)

•   Grupo Folclórico de Faro (Algarve) – Adulto, Infantil e “Cancioneiro”

 

A Gala de Abertura no Teatro das Figuras, na noite de 15 de Agosto (sábado, às 21.30h), com todos os países participantes, marcará o arranque de nove intensos dias, repletos de espetáculos e inúmeras atividades, naquele que é um dos acontecimentos mais aguardados no verão cultural de Faro.

Este ano, há uma novidade quanto à localização do palco principal do FOLKFARO. Depois da Gala no Teatro, no dia 15, os espetáculos diários acontecerão no Largo da Sé, em simultâneo com a Feira dos Doces, Frutos Secos e Bebidas Regionais, até 23 de Agosto.

Em cada uma dessas noites, atuarão não só os grupos estrangeiros, como também diversas participações especiais: Sandra Cristo & Filipe Neves, Clube de Danças João de Deus, Grupo Veredas da Memória e Companhia de Dança Splash.

O FolkFaro apresenta ainda diversos espetáculos nas freguesias de Faro e nos concelhos de Castro Marim, S. Brás de Alportel, Loulé, Tavira e Silves.

O FOLKFARO é o único festival do sul de Portugal com a certificação internacional do CIOFF-Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais, uma organização não-governamental (ONG) com relações formais de consulta com a UNESCO, criada em 1970 com o objetivo de salvaguardar a promoção e difusão da cultura tradicional e do folclore. Está atualmente representado em mais de 70 países e reúne mais de 250 festivais internacionais em todo o mundo.

As animações de rua, na Baixa e no mercado, assim como os desfiles dos grupos da Pontinha à Sé, e as animações musicais na “Tertúlia Algarvia” irão trazer um ambiente de alegria e a festa à cidade. Os programas especiais para crianças na Biblioteca e no Refúgio Aboim Ascensão, os programas para idosos em diversas instituições e um programa especial para os reclusos no Estabelecimento Prisional reforçam a componente social do festival. Os ateliers de dança, na Escola EB 2,3 Santo António e no Q – Espaço Cultural irão permitir, aos mais curiosos, aprender e praticar um pouco das danças do mundo através dos grupos que nos visitam.

O FOLKFARO é um dos pontos altos do calendário de animação cultural e turística da cidade de Faro, abrangendo os mais diversos públicos. Os espetáculos nas freguesias e concelhos vizinhos que irão levar o folclore internacional até novos públicos e a Celebração Ecuménica na Igreja da Sé, no último dia, com uma mensagem de paz e união entre os povos, constituem também motivos de interesse deste festival.

 

Por FolkFaro