Decorrerá em Loulé a 7ª edição UV de 17 a 18 de Setembro
A Universidade de Verão (UV) vem sendo realizada desde 2009 pela Associação In Loco, em parceria com o Centro de Estudos Sociais, e conta já com seis edições. Tem-se constituído como um espaço de debate sobre temas da atualidade e de procura soluções para os problemas das sociedades contemporâneas. A metodologia participativa da UV propõe a abordagem e debate de temas fulcrais para a governança democrática e a participação cidadã, na associação entre momentos de apresentação por parte dos convidados e debate e reflexão crítica com os participantes.
Os Fóruns Regionais Portugal Participa surgem, por sua vez, no ano vigente no âmbito do projeto homónimo, coordenado pela Associação In Loco, em parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e as Câmaras Municipais de Cascais, Funchal, Odemira e Porto. Os Fóruns integram o plano de atividades para 2015 da Rede de Autarquias Participativas (RAP) e destinam-se aos seus membros mas também a todos os restantes interessados em temáticas de participação cidadã. Os fóruns decorrem de forma descentralizada em diferentes pontos do país, estando em cima da mesa diversos temas, metodologias e práticas de democracia participativa. O Fórum Regional do Sul trará à discussão a Transparência Municipal, Dados Abertos, Monitorização Cidadã e Orçamentos Participativos.
No sentido de aliar o melhor das duas ações e porque os objetivos e metodologias se cruzam, este ano a Universidade de Verão alia-se ao Projeto Portugal Participa para que, à semelhança das edições anteriores, os participantes possam contar com um ambiente de livre reflexão e debate, com o intuito de uma busca conjunta de soluções que contribuam para a construção da ação coletiva nos processos de mudança social.
A ação conjunta desenvolve-se na cidade de Loulé entre os dias 17 e 18 de Setembro com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, enquanto entidade gestora do Programa Cidadania Ativa apoiado pela Noruega, Islândia e Liechtenstein através do EEA Grants.
INSCRIÇÕES
As inscrições são gratuitas mas obrigatórias.
Poderá realizar a sua inscrição clicando aqui.
Por: In Loco