A noite de 23 de junho no Passeio das Dunas foi palco de um momento verdadeiramente histórico e emocionante.
A Marcha da Rua Vasco da Gama desfilou pelo 35º ano, celebrando mais de três décadas de tradição, paixão e dedicação à cultura popular de Quarteira. E fê-lo de forma inesquecível, com uma energia contagiante, uma alegria genuína e um entusiasmo que envolveu os milhares de espectadores que enchiam as bancadas e acompanhavam de pé as atuações nos dois pontos do Passeio das Dunas.
Nasceu em 1991, pelas mãos de Arcelina Rocha, que continua até hoje na sua organização, mantendo viva a chama desta marcha que é já uma das mais emblemáticas do certame. Este ano, a Marcha da Rua Vasco da Gama trouxe um tema seu – porque, como afirma Arcelina Rocha, "há sentimentos que não cabem numa só canção". "Há um fogo que não se apaga, há um amor que não tem fim, há um segredo que se guarda, só nós sentimos assim" Foi com esta alma e esta poesia que a marcha conquistou o público, num desfile que uniu gerações e fez transbordar o orgulho quarteirense. A ligação à identidade local, ao mar, à tradição piscatória e ao bairrismo que caracteriza esta festa esteve bem presente em cada passo, em cada olhar, em cada sorriso dos marchantes.
O desfile de S. João integra a programação dos Santos Populares de Quarteira, uma organização da APROMAR - Associação Promotora das Marchas Populares, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Quarteira. Ainda há uma oportunidade para reviver esta emoção e celebrar mais uma vez os 35 anos de história da Marcha da Rua Vasco da Gama: a marcha voltará a atuar no derradeiro desfile de São Pedro, agendado para a noite do próximo 28 de junho, no mesmo recinto do Passeio das Dunas, onde promete mais uma vez encher os corações de orgulho e alegria. Parabéns a todos os que participaram e fizeram deste desfile um verdadeiro sucesso! Que esta chama continue acesa por muitos e muitos anos!
Jorge Matos Dias