Aquashow recebeu corrida única em Portugal

19:29 - 02/08/2015 LOULÉ
Quarteira recebeu ontem a «Corrida Vertical Aquashow», um espetáculo desportivo único em Portugal e que teve como cenário as escadas da nova atração do Parque Aquático Aquashow, o “Free Fall”.

Esta nova modalidade desportiva consiste em subir um determinado número de degraus no menor tempo possível. No entanto, apesar do interesse suscitado pela mesma, é a primeira vez que é realizada em Portugal, depois de já terem acontecido provas em alguns dos arranha-céus mais famosos do mundo, como o Empire State Building em Nova Iorque, o edifício Taipei na China e a Torre Eiffel em França. Para Diana Santos, diretora do Aquashow Hotel, “este evento tem grande importância para o Aquashow, para a região e até a nível nacional. É único em Portugal e para nós está a ser muito gratificante”.

Os 50 atletas que participaram na corrida promovida pelo Aquashow subiram uma estrutura com 32 metros de altura e cerca de 200 degraus, numa corrida que estava dividida em provas individuais de contrarrelógio, em categorias masculinas e femininas. Cada atleta subiu duas vezes as escadas e os seis primeiros classificados disputaram a última prova, que coroou Pedro Braz Correia e Catarina Costa como rei e rainha da “Corrida Vertical Aquashow”.

Os atletas que participaram neste evento eram provenientes de várias regiões do Algarve, sendo alguns deles atletas de renome a nível regional e nacional, como Jorge Varela, jovem promessa algarvia do atletismo. Rui Silva, atleta medalhado, foi o padrinho desta corrida que trouxe, como confirmou Diana Santos, “pelo menos 1000 pessoas ao Aquashow”.

Segundo o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Hugo Nunes, “este evento mostra a corrida numa outra dimensão e, para além disso, é feita em agosto, num parque aquático, o que demonstra uma grande capacidade de inovar. A esta inovação junta-se também a possibilidade de mostrar que há muitas outras coisas no Algarve a acontecer em agosto, para além da praia”.

As pessoas que marcaram presença no Aquashow puderam assistir à corrida através de um ecrã gigante, enquanto se divertiam na piscina de ondas. Para Hugo Nunes, “este evento é o casamento perfeito entre animação pura, que vamos ter com a música do DJ Christian F, e o desporto, pois enquanto as pessoas deitam um olho à torre ou ao ecrã, estão também dentro da piscina e a disfrutar de boa música”.

Em termos de retorno direto, Hugo Nunes afirma que este evento é de grande importância para o Concelho, em particular porque “as pessoas vêm cá hoje para ver os atletas e para se divertirem e depois certamente regressarão ao parque aquático. Para além disso, cada um dos atletas irá mostrar fotografias e dizer que já participou numa corrida Vertical justamente no Concelho de Loulé e essa divulgação já é um retorno muito importante”. 

A “Corrida Vertical Aquashow” resulta de uma organização do Algarve Trail Running e Corrida Vertical, com o apoio do Quarteira Night Runners, em parceria com a Câmara Municipal de Loulé, com a chancela de “Loulé Cidade Europeia do Desporto 2015”.

Se não teve oportunidade de assistir à “Corrida Vertical Aquashow”, espere pelo próximo ano, pois Diana Santos confirmou à Voz do Algarve que “o nosso intuitivo é para o ano voltar a realizar a corrida e cada vez melhorarmos mais as condições para a sua realização”.

Veja aqui as classificações.

 

Por: VA / Sofia Coelho