Cruz Vermelha assinala Dia Mundial com apelo à proteção da ação humanitária

11:30 - 08/05/2026 ATUALIDADE
Edifícios e monumentos serão iluminados a 8 de maio em vários pontos do país sob o lema «Unidos na Humanidade»

A Cruz Vermelha Portuguesa assinala, a 8 de maio, o Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho com a iluminação simbólica de edifícios e monumentos em 17 localidades do país, associando-se ao apelo internacional do Movimento sob o lema “Unidos na Humanidade”.

A iniciativa decorrerá em Aveiro, Castro Verde, Coimbra, Entradas, Faro, Gondomar, Guimarães, Lisboa, Lourinhã, Montijo, Palmela, Paredes, Porto, Remisquedo, Santa Maria da Feira, Seia, Seixal, Setúbal, Sintra, Torres Vedras, Trofa, Valongo, Vila Nova de Gaia e Vila Real, num gesto público de reconhecimento pelo trabalho humanitário desenvolvido pela Cruz Vermelha e pelos seus voluntários e colaboradores.

A iniciativa deste ano surge num contexto internacional marcado pelo aumento de narrativas desumanizadoras, pela polarização das sociedades e pelo agravamento dos ataques contra trabalhadores humanitários, fatores que, segundo o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, tornam a resposta às populações em crise cada vez mais exigente e perigosa.

Para a Cruz Vermelha Portuguesa, o lema “Unidos na Humanidade” pretende recordar que, perante conflitos, catástrofes, emergências de saúde, deslocações forçadas e crises climáticas, a resposta humanitária começa pela defesa da dignidade humana e pela proximidade às comunidades.

O Presidente Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa, António Saraiva, considera que a data representa “um momento de reconhecimento e de responsabilidade” para com todos os que atuam no terreno.

A Cruz Vermelha está junto das pessoas nos momentos em que a vulnerabilidade, o medo e a incerteza se tornam mais presentes. Os nossos voluntários e colaboradores não chegam às comunidades como estranhos: fazem parte delas, conhecem os seus rostos, os seus territórios e as suas necessidades”, afirma.

Segundo António Saraiva, a Cruz Vermelha “não atua apenas em defesa das pessoas, mas ao lado delas. Estar unido na humanidade é permanecer quando a crise se prolonga, é escutar quando o sofrimento não tem visibilidade, é agir quando a indiferença parece mais fácil. É esse trabalho discreto, mas essencial, que dá sentido ao Movimento e à sua presença junto das comunidades”.

De acordo com os dados mais recentes da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, o Movimento chegou a cerca de 160 milhões de pessoas em todo o mundo. Desse total, 89,8 milhões receberam apoio nas áreas da saúde e bem-estar, 26,5 milhões em situações de desastre e crise humanitária, 26 milhões em contextos ligados ao clima e ambiente, 16,7 milhões em projetos de inclusão e 11,6 milhões em ações relacionadas com migrantes e refugiados.

O Fundo de Emergência para Resposta a Desastres alocou cerca de 93 milhões de euros, a 167 operações, apoiando 97 Sociedades Nacionais e chegando a mais de 24 milhões de pessoas. Em 77% das alocações, os recursos foram dirigidos a crises relacionadas com fenómenos meteorológicos.

Para António Saraiva, os números demonstram a dimensão global da resposta humanitária, mas também a importância de preservar a dimensão humana da ação da Cruz Vermelha. “Os números ajudam-nos a compreender a escala do Movimento, mas nunca devem esconder o essencial: por detrás de cada operação existe uma pessoa, uma família, uma comunidade. A nossa missão é garantir que a ajuda chega com humanidade, com respeito e com dignidade. É isso que celebramos neste Dia Mundial”, refere.

O Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho é celebrado anualmente a 8 de maio, data do nascimento de Henry Dunant, fundador do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e primeiro laureado com o Prémio Nobel da Paz.

 

Lista de Monumentos/edifícios (por Distrito):

Aveiro

  • Cruzeiro do Largo de Santa Eulália (Sanguedo)
  • Castelo de Santa Maria da Feira
  • Edifício da Delegação CVP
  • J.F. Sta. Joana e União de Freguesias da Glória e Vera Cruz

 

Beja

  • Edifício da Câmara Municipal de Castro Verde
  • Igreja Matriz em Entradas
  • Edifício da Junta de Freguesia de Castro Verde

 

Braga

  • Câmara Municipal de Guimarães

 

Bragança

  • Ponte ferroviária do Remisquedo

 

Coimbra

  • Sede da Delegação CVP

 

Faro

  • Câmara Municipal

 

Guarda

  • Edifício da Câmara Municipal de Seia

 

Lisboa

  • Paços do Concelho + Sede Nacional CVP
  • Igreja do Castelo de Torres Vedras
  • Câmara Municipal da Lourinhã
  • Castelo dos Mouros

 

Porto

  • Casa da Cultura da Trofa e Fórum XXI (Trofa)
  • Câmara Municipal de Paredes
  • Junta de Freguesia de Sobreira
  • Junta de Freguesia de Recarei
  • Junta de Freguesia de Parada de Todeia
  • Câmara Municipal de Valongo
  • Mosteiro da Serra do Pilar
  • Palacete dos Viscondes de Balsemão e Palacete (Sede da Delegação CVP)
  • Edifício da Câmara Municipal de Gondomar

 

Setúbal

  • Museu de Setúbal / Convento de Jesus
  • Biblioteca Municipal de Palmela
  • Fórum Seixal
  • Antiga Estação da CP – Sede da Foz do Tejo no Seixal
  • Sede da Delegação CVP de Setúbal no Largo da Misericórdia
  • Sede da CVP no Montijo

 

Vila Real

  • Igreja de Nossa Senhora da Conceição

 

H-Advisors