Bruno Azevedo e Vera Rocheta, os donos da loja de Animais Exóticos Maliji Jungle, situada no concelho de Loulé, viram no passado mês de maio um dos seus projetos concretizado.
Um ano e meio depois de terem adquirido um casal de Dragões de Vela das Filipinas (Hydrosaurus pustulatus) - Tabuk (macho) e Tarlak (fêmea), com o objetivo da procriação, a natureza deu frutos e nasceram 8 pequenos seres desta espécie rara na Europa. Em Portugal, só há registos de outros nascimentos desta espécie no Jardim Zoológico de Lisboa, tendo ocorrido por acaso, conforme explica Bruno Azevedo.
O Dragão de Vela das Filipinas em um “aspeto pré-histórico fazendo lembrar um dinossauro. O seu comportamento dócil, mas ao mesmo tempo aguerrido, faz dele um animal com um carácter único tornando-o num excelente companheiro para a vida. São animais de clima tropical de comportamento arborícola vivendo nos topos das árvores perto dos rios. Alimentam-se de insetos, folhas e frutos, ocasionalmente poderão alimentar-se de pequenos roedores ou pequenas aves. Podem atingir 1 metro de comprimento e a principal característica desta espécie é uma barbatana na base da cauda em forma de vela que é mais saliente nos machos. As cores também são de realçar…castanho, amarelo e azul sãos as cores predominantes nos machos, enquanto nas fêmeas sãos os verdes, amarelos e alguns pontos alaranjados e azulados.”
Os Dragões de Vela das Filipinas, atualmente com cerca de 2 meses, já podem ser adquiridos na loja Maliji Jungle, sendo o seu custo de 380 euros/cada.
Por VA/VC
Fotos Maligi Jungle