O Memorando de Entendimento, hoje, assinado pretende expandir o programa de Academias da Cisco ao sistema formativo em Portugal.
O Instituto de Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP) acaba de anunciar, em conjunto com a Cisco, um Memorando de Entendimento (ou MoU – Memorandum of Understanding) que visa a extensão do programa Cisco Networking Academy, ou programa Academia de Networking da Cisco, ao sistema formativo português.
O acordo assinado hoje entre Jorge Gaspar, Presidente do Conselho Diretivo do IEFP, e Sofia Tenreiro, Diretora Geral da Cisco Portugal, visa alargar aquele que tem sido o esforço da Cisco desde 1997, ano em que lançou o programa de Academias: responder à procura global de recursos qualificados no desenho, construção, manutenção e segurança de redes informáticas.
O IEFP reconhece a importância de dar aos seus Centros de Formação a possibilidade de integrar cursos gratuitamente disponibilizados pela Cisco, no âmbito do seu programa Networking Academy, no plano de estudos em redes informáticas e outras matérias relacionadas com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
Através deste memorando, o IEFP pretende ir ao encontro dos sinais dados pelo mercado de emprego: a necessidade de formar profissionais em áreas relevantes da indústria tecnológica, potenciadoras das condições de empregabilidade e do regresso à vida ativa. Disponibilizará para o efeito, as condições necessários para estas formações, reconhecendo a importância das mesmas para a empregabilidade do seu público.
Todos os que procurarem os Centros de Emprego e Formação Profissional do IEFP, para ações de formação, vão poder adquirir competências técnicas modernas e relevantes para o mercado de trabalho, e certificação reconhecida internacionalmente nas mais recentes tecnologias Cisco.
No âmbito deste acordo, válido para já por um ano, será realizada, também, uma reunião anual dos altos representantes do IEFP e da Cisco com o objetivo de analisar a progressão desta cooperação.
Portugal foi um dos primeiros países a implementar o programa Cisco Networking Academy, em 1999. Hoje a iniciativa abrange alunos do ensino secundário, politécnico e profissional e conta com cerca de 47 academias ativas em todo o país. Só em 2014 formou mais de 2.200 estudantes.
Declarações Adicionais
· Jorge Gaspar, Presidente do Conselho Diretivo do IEFP: “No IEFP sabemos que a resposta às necessidades de formação e de qualificação dos portugueses exige um olhar presente mas também prospectivo sobre o desenvolvimento da economia, as perspectivas de investimento e as áreas fundamentais nas quais será criado emprego. Isto é, exige um trabalho muito articulado com as empresas, o qual permita direccionar a oferta formativa para as qualificações e competências procuradas pelas empresas e para a satisfação concreta de necessidades concretas do mercado de trabalho. O Acordo agora assinado com a Cisco reforça esta nossa forma de actuar e constitui um momento muito importante no quadro da aposta decisiva que fazemos na formação de base tecnológica”.
Acerca do IEFP
O IEFP é o serviço público de emprego nacional. Tem por missão promover a criação e a qualidade do emprego e combater o desemprego, através da execução de políticas activas de emprego, nomeadamente de formação profissional.
· Sofia Tenreiro, Diretora Geral da Cisco Portugal: “O sector tecnológico é essencial para impulsionar os negócios, a inovação e melhorar a produtividade. Consciente disso, a Cisco criou o seu programa Academia de Networking, uma iniciativa de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) que contribui para a educação através do ensino de numerosas competências e encorajamento à carreira nas tecnologias entre os mais jovens. Através deste acordo com o IEFP – que vai aumentar o número de Academias Cisco – a Cisco espera contribuir para impulsionar a empregabilidade jovem em Portugal”.
Sobre a Cisco Networking Academy
O Cisco Networking Academy é um programa de formação TIC sem fins lucrativos que proporciona aos seus alunos as habilitações necessárias para ter sucesso agora e no futuro, num mundo cada vez mais conectado. Todos os anos, um milhão de estudantes do programa Networking Academy em todo o mundo adquirem habilitações e competências chave para criar, construir e manter redes informáticas, melhorando as suas saídas profissionais e cobrindo o défice de técnicos de redes.
Acerca da Cisco
A Cisco é a líder mundial em TI que ajuda as organizações a tirarem partido das oportunidades do futuro, mostrando os benefícios que podem ocorrer quando pessoas, processos, dados e objetos se ligam à Internet