Espaço seguro de partilha para doentes, sobreviventes e cuidadores
O Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, através do Grupo de Apoio de Faro, promove no dia 5 de março, às 17h30, uma nova sessão da iniciativa “Conversas sobre o Ciclo da Vida – Espaço seguro para falar, ouvir e partilhar!”. O encontro terá lugar nas instalações do Núcleo Regional de Faro da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Falar sobre a morte continua a ser, para muitas pessoas, um tema envolto em silêncio, desconforto e tabu. No contexto oncológico, esta realidade torna-se ainda mais presente, atravessando a vida de doentes, familiares, cuidadores e sobreviventes, muitas vezes sem espaço para expressão emocional ou partilha. O projeto “Conversas sobre o Ciclo da Vida” nasce precisamente da necessidade de criar um ambiente seguro, humano e acolhedor, onde estas conversas possam acontecer de forma aberta, respeitosa e sem julgamentos.
Inspirado no conceito Death Café, um movimento internacional presente em diversos países, este projeto não tem caráter terapêutico, mas propõe encontros mensais de conversa informal, promovendo a reflexão sobre a finitude, o sentido da vida, os valores pessoais e as prioridades de cada um. O objetivo é reduzir o isolamento emocional, quebrar o tabu em torno da morte e fomentar o apoio mútuo através da partilha de experiências e sentimentos.
Os encontros destinam-se a doentes oncológicos, familiares e cuidadores, sobreviventes de cancro, voluntários da Liga e membros da comunidade, e serão dinamizados pela Enfermeira Isa Mondim e pela Psicóloga Elisabete Mesquita, profissionais com vasta experiência no acompanhamento clínico e emocional de pessoas com doença oncológica e das suas famílias.
A iniciativa decorrerá todos os meses, com a duração aproximada de 1h30, em formato de roda de conversa. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia.
Com este projeto a Liga Portuguesa Contra o Cancro reforça o seu compromisso com uma abordagem integral e humanizada, reconhecendo que cuidar também é criar espaço para falar, ouvir e partilhar, inclusive sobre aquilo que mais nos desafia enquanto seres humanos.
Grupo de Apoio de Faro da LPCC