Caravana Nacional da FENPROF | «Somos Professores. Damos rosto ao futuro! Valorização, já!»

09:00 - 19/02/2026 FARO
Entre 19 de fevereiro e 4 de março com o lema «Somos professores, damos rosto ao futuro.», a FENPROF percorrerá o país numa campanha de mobilização social: uma Caravana Nacional.

Esta campanha tem como objetivos: dar visibilidade à gravíssima falta de professores, ao envelhecimento da profissão docente e a outros problemas que afetam a profissão, a Escola Pública, a educação e o ensino, distrito a distrito; apelar à sociedade portuguesa para que se junte à exigência de políticas que garantam professores qualificados para todos os alunos, todos os dias e em todas as aulas; chamar a atenção para as recomendações e soluções defendidas por ONU, UNESCO e Internacional da Educação face ao problema atual da insuficiência de docentes qualificados para responder aos desafios educativos e das sociedades.

No distrito de Faro, a caravana nacional passa no dia 20 de fevereiro.

Neste dia, começamos, em Loulé, com uma reunião sindical à porta da EB Padre Coelho Cabanita / EB Manuel Alves, às 8,20h.

Depois partiremos em caravana passando por algumas escolas de Loulé, S. Brás e Olhão.

Às 12,30h realizaremos outra reunião sindical, em Olhão, à porta da EB Carlos da Maia.

Depois partiremos em caravana passando por algumas escolas de Olhão e Faro.

Às 17h realizaremos uma concentração/Plenário de Educadores e Professores, no Largo da Pontinha, em Faro, com a participação do Presidente do Sindicato dos Professores da Zona Sul, Manuel Nobre, e do Secretário-Geral da FENPROF, José Feliciano Costa.

 

Este será um momento forte da luta dos docentes do distrito de Faro contra o desmantelamento do Ministério da Educação, a municipalização da educação, a falta de docentes, a desvalorização da profissão e da carreira docente. 

Os docentes do distrito de Faro exigem respeito e valorização profissional porque só assim haverá respeito pela Constituição da República Portuguesa e pelo superior interesse das crianças e dos jovens.

 

A FENPROF e os seus sindicatos convidam a comunicação social a estar presente nesta etapa da caravana, acompanhando-a durante o dia, bem como a assistir às reuniões sindicais e à Concentração Distrital de Educadores e Professores, às 17h, no Largo da Pontinha, em Faro, com a presença do Presidente do Sindicato dos Professores da Zona Sul, Manuel Nobre, e do Secretário-Geral da FENPROF, José Feliciano Costa.

 

SPZS