TERTÚLIA SOBRE O PASSADO DO CARNAVAL DE QUARTEIRA

12:56 - 10/02/2026 LOULÉ
A 12 de fevereiro, pelas 15h, realiza-se a iniciativa «Olhares sobre o Passado em Quarteira».

Esta tertúlia, em torno de fotografias antigas, tem lugar no espaço da Exposição “Com os Pés na Terra e as Mãos no Mar – 6000 anos de História de Quarteira”, no edifício da Antiga Lota de Pesca.

O evento, de entrada livre, pretende criar um espaço de partilha e memória coletiva, convidando o público a uma viagem até à década de 80, através do espólio fotográfico do Carnaval de Quarteira. Num ambiente descontraído, os participantes serão desafiados a recordar os festejos da época e, acima de tudo, a colaborar na identificação de rostos e figuras que marcaram as celebrações carnavalescas de Quarteira há quatro décadas.

De forma a valorizar a memória coletiva incentiva-se a colaboração ativa do público: quem possuir fotografias da Quarteira antiga ou do Carnaval da época é convidado a partilhá-las durante a atividade.

O contributo da comunidade é fundamental para dar nome e identidade às imagens de arquivo, preservando assim o património imaterial e a história social desta tradição local.

O Museu convida todos os quarteirenses, foliões de longa data e entusiastas da história local a comparecerem e a ajudarem a escrever esta página da memória da cidade.

A entrada é livre.

 

CM Loulé