Tempestades: que prejuízos cobre o seguro da casa e como posso agir?

14:00 - 11/02/2026 ECONOMIA
É preciso estar atento às coberturas, exclusões e todas as condições gerais, particulares e especiais do teu seguro, alerta a Deco.

O mau tempo – chuvas intensas e ventos fortes – não está a dar tréguas em Portugal, estando o país a ser alvo de várias tempestades que estão a ter consequências graves no parque habitacional, e noutras infraestruturas, em várias regiões. Muitas pessoas, por causa das cheias, ficaram desalojadas e perderam os seus bens, tais como eletrodomésticos e artigos de mobiliário. Como devem agir nestas situações? Será que o seguro que têm da casa cobre estes danos/prejuízos? Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.

A rubrica semanal Deco Alerta é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news e destina-se a todos os consumidores em Portugal.

Perdi todos os meus bens no temporal Leonardo. Moro junto ao rio Sado e a minha casa ficou toda alagada. A minha e todas as casas do meu bairro! Perdi todos os eletrodomésticos, mobiliário, roupas, tudo! Tenho seguro da casa, que fiz quando pedi o crédito ao banco, mas não sei se cobre estes prejuízos. O que devo fazer? A Deco pode ajudar?

A Deco pode ajudar-te, bem como apoiará todos os consumidores que contactem as nossas equipas. Para já, podemos informar do seguinte:

Pelo teu relato, percebemos que tens seguro multirrisco habitação, o que nem todos os consumidores lesados têm, mas, na verdade, apenas os contratos que incluem cobertura para fenómenos naturais, como as tempestades que têm fustigado o país, permitem a indemnização dos danos causados.

Portanto, é necessário que estejas particularmente atenta às coberturas, exclusões e todas as condições gerais, particulares e especiais do teu seguro. Deverás consultar, o quanto antes, a apólice do seguro para verificar essas questões e confirmar prazos, eventuais limites para indemnizações, franquias e restantes cláusulas. 

Perante os estragos que sofreste, deverás recolher o máximo de provas, nomeadamente fotografias e vídeos, e participar o sucedido à seguradora com a maior brevidade possível, respeitando os prazos contratuais.

Sabemos que não será fácil, mas aconselhamos a que evites realizar reparações antes da peritagem, salvo quando for indispensável para prevenir danos adicionais.

Ciente de que muitas apólices não têm estas coberturas e que muitos consumidores nem seguro têm, a Deco tem defendido – e já há alguns anos – junto do Governo que reconheça a situação de fragilidade em que muitas famílias e os seus bens se encontram perante fenómenos climáticos extremos e crie um Fundo de Catástrofe que os proteja perante estes eventos. Uma situação, de resto, a que o Executivo diz estar atento.

Informa-te connosco. Podemos apoiar-te neste momento tão critico. 

*Conta com o apoio da Deco através do número de telefone 21 371 02 00 ou do email deco@deco.pt. Podes também marcar atendimento via skype. Segue-nos na página de Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin.

 

Deco

Idealista News