TEMPESTADES LEONARDO e MARTA – Ponto de Situação Municipal

10:57 - 09/02/2026 MONCHIQUE
Período: 00:00 horas de 4 de fevereiro – 16:00 horas de 8 de fevereiro

Após deliberação da Comissão Municipal de Proteção Civil, e tomando em consideração a ativação do Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil, foi decido a manutenção do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Monchique, que está ativo desde as 17:12 horas do dia 4 de fevereiro.

Nos próximos dias ainda se prevê instabilidade das condições meteorológicas, sendo que a manutenção do plano permite o reforço da coordenação entre as várias entidades de proteção civil e garante uma resposta mais rápida e eficaz a situações de risco através da mobilização de meios humanos e materiais suplementares. Trata-se esta deliberação de uma medida preventiva, de forma a agilizar a tomada de decisões, tendo com principal objetivo a segurança das pessoas e dos bens.

No período em referência foram registadas 115 ocorrências relacionadas com a Tempestade Leonardo e a Tempestade Marta. Em resultado destas ocorrências, houve necessidade de proceder ao corte de várias estradas municipais e nacionais, mantendo-se ainda interdita à circulação as seguintes vias:

- INTERDIÇÃO FAIXA | EN266 km 43+700 (Pé da Cruz) sentido Monchique - Portimão

- INTERDIÇÃO FAIXA | EN266 km 47+200 (Mirador das Caldas) sentido Monchique - Portimão

- INTERDIÇÃO FAIXA | EN266 km 46+700 (Gil Bordalo) sentido Monchique - Portimão

- CM 1073-2 (Semedeiro - Covão Ceiceiro)

- ER266 (Fonte da Amoreira - Cantina)

- CM1014 (Perna da Negra)

- Estrada das Caldas de Monchique

- Caminho Rural entre Touril e Foz do Barreiro

- Caminho Rural entre Ponte das Barreiras e Recanto

 

Foi determinado pela Comissão, a reposição da normalidade do funcionamento do Agrupamento de Escolas de Monchique e da Creche Municipal “O Ouricinho”, tal como, o restabelecimento de todos os transportes escolares municipais a partir de segunda-feira, 9 de fevereiro. Serão também reabertos, em horário regular de funcionamento, os equipamentos desportivos do município, a Ludoteca e o Passadiço do Barranco do Demo.

Tendo em conta que a situação no concelho ainda se mantém com situações de preocupação, recomenda-se à população:

- Evitar deslocações até às zonas sinistradas de forma a não se colocarem em risco, nem obstruir os acessos e trabalhos dos agentes de proteção civil;

- Não atravessar zonas alagadas;

- Adotar condução defensiva e adequar a velocidade às condições da via, com principal relevo nas vias afetadas;

- Manter-se informada através das autoridades e cumprir as indicações transmitidas;

- Adotar os cuidados indicados pela DGS quanto ao consumo de água que não seja da rede pública.

 

Os serviços do município e restantes agentes de proteção civil mantém-se no terreno a minimizar os danos e a repor a normalidade das situações.

Mantém-se a permanente monitorização de forma a acautelar futuras situações de risco. Serão emitidas novas informações sempre que a evolução da situação o justifique.

 

CM Monchique