André Ventura perdeu na segunda volta das presidenciais de ontem no distrito de Faro e na Região Autónoma da Madeira, onde tinha sido o candidato mais votado a 18 de janeiro.
Segundo os dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna - Administração Eleitoral, António José Seguro venceu na segunda volta das presidenciais de hoje no distrito de Faro com 56,89% dos votos, enquanto André Ventura obteve 43,11%.
Na primeira volta das presidenciais, André Ventura tinha sido o candidato mais votado no distrito de Faro com 33,02% dos votos e António José Seguro tinha obtido 26,93%.
Na Região Autónoma da Madeira, António José Seguro alcançou hoje 56,17% dos votos, enquanto André Ventura chegou aos 43,83%, de acordo com a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna - Administração Eleitoral.
A 18 de janeiro, André Ventura obteve 33,42% na Madeira e António José Seguro com 22,79%.
António José Seguro tornou-se hoje no sexto Presidente da República eleito da democracia portuguesa, ultrapassando a barreira dos três milhões de votos expressos, algo que anteriormente só Mário Soares, António Ramalho Eanes e Jorge Sampaio tinham conseguido.
Disputaram o ato eleitoral de hoje António José Seguro, apoiado pelo PS desde a primeira volta e depois pela restante esquerda e por personalidades de vários quadrantes políticos, e André Ventura, líder do Chega.
Esta foi a 11.ª vez que os portugueses foram chamados a escolher o Presidente da República em democracia, desde 1976.
O atual Presidente da República, eleito em 2016, é Marcelo Rebelo de Sousa, que termina o seu mandato em março de 2026.
Lusa