Cumprido um ano do lançamento da primeira pedra da nova Unidade de Saúde Familiar (USF), o Município de São Brás de Alportel faz um balanço positivo do andamento desta obra estruturante na área da saúde, o maior investimento de sempre do Município, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A empreitada decorre a bom ritmo, estando neste momento a sua execução condicionada no cumprimento dos prazos dadas as condições meteorológicas.
Uma execução com um exigente planeamento cumprido, fruto do acompanhamento próximo, empenhado e rigoroso do Executivo Municipal e dos serviços técnicos municipais.
Semanalmente são realizadas visitas de acompanhamento, num trabalho em rede e proximidade.
Localizada na Rua das Comunidades Portuguesas, a norte da vila, a nova Unidade de Saúde Familiar, com 756 m² de área de construção, ficará dotada de seis gabinetes médicos, salas de enfermagem e tratamentos, áreas de saúde materna e infantil e espaços administrativos e logísticos, reforçando de forma significativa os cuidados de saúde primários no concelho.
O novo equipamento foi concebido para assegurar melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde e maior conforto, acessibilidade e qualidade no atendimento aos utentes, constituindo um investimento estruturante na promoção da saúde e da qualidade de vida da população.
Pretende-se criar um novo espaço onde os são-brasenses podem aceder a cuidados de saúde e excelência, numa estratégia integrada de promoção da qualidade de vida. Porque a prevenção é a chave nesta estratégia pretende-se que a nova unidade integre ainda novas dinâmicas abertas à comunidade.
CM de São Brás de Alportel