A Assembleia-Geral das Nações Unidas aprovou, na sessão de dezembro, a instituição do Dia Internacional da Dieta Mediterrânica, a assinalar anualmente a 16 de novembro, reconhecendo o seu contributo para a saúde pública, sustentabilidade ambiental, biodiversidade, inclusão social e valorização cultural.
O reconhecimento agora conferido pela ONU, apresentado pela representação de Itália, com o apoio de Portugal, representa um marco relevante para os países e regiões mediterrânicas, após a declaração da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, tendo no Algarve sido desenvolvidas ações estruturantes da identidade do território, dos seus modos de vida e da qualificação da oferta cultural, turística, agroalimentar e gastronómica da região.
A resolução das Nações Unidas destaca a Dieta Mediterrânica como um modelo alimentar equilibrado, baseado no consumo de frutas, legumes, cereais integrais, leguminosas, frutos secos e azeite, associado à prevenção de doenças não transmissíveis, ao bem-estar, à longevidade, e à diversidade nutricional, sublinhando igualmente o seu papel no desenvolvimento socioeconómico local, apoiando micro e pequenas empresas, agricultores familiares, artesanato tradicional, festivais, produtos locais e redes comunitárias, promovendo valores como hospitalidade, partilha, transmissão de saberes, criatividade, diálogo intercultural e sustentabilidade.
Ao longo da última década, a CCDR Algarve tem mantido uma permanente promoção, salvaguarda e valorização da Dieta Mediterrânica, nomeadamente presidindo à Comissão Regional da Dieta Mediterrânica a qual tem como objetivo acompanhar o plano de atividades para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica, e também através de iniciativas de coordenação territorial e institucional, do apoio a projetos de valorização económica, cultural e turística, da promoção de cadeias curtas e produtos locais, da articulação com universidades, municípios, setor agrícola e entidades culturais, da participação em redes e plataformas internacionais e da sensibilização educativa e cultural dirigida a diferentes públicos, garantindo uma atuação concertada a nível regional.
A instituição do Dia Internacional da Dieta Mediterrânica constitui, assim, um reforço político adicional para consolidar o trabalho realizado, reforçar a cooperação mediterrânica, estimular projetos financiados pela União Europeia, aprofundar a promoção cultural e turística da região, incentivar a inovação agroalimentar e gastronómica e fortalecer políticas ligadas à saúde pública, à educação alimentar, à sustentabilidade ambiental e à adaptação climática.
A CCDR Algarve manterá e consolidará o trabalho em rede e acompanhará a implementação desta iniciativa promovida pela FAO, colaborando com as entidades municipais , regionais, nacionais e internacionais para reforçar o papel da região na promoção de estilos de vida saudáveis, na sustentabilidade territorial e contribuindo para que o Algarve se afirme como polo mediterrânico qualificado, competitivo e culturalmente distinto no quadro da valorização da Dieta Mediterrânica.
CCDR Algarve