No próximo dia 1 de fevereiro, a cidade de Loulé celebra o seu 38º aniversário. A Autarquia irá promover um programa de iniciativas culturais, desportivas, recreativas e ambientais, com vista a congregar a comunidade neste dia comemorativo.
O programa tem início na noite de dia 31 de janeiro, pelas 21h, no Cineteatro Louletano, com a peça “Entraria nesta sala”, do dramaturgo Ricardo Neves-Neves, pelo Teatro do Eléctrico. Uma obra que junta o humor e a reinterpretação de clássicos do cinema português dos anos 30 e 40 do séc. XX.
No dia 1, a partir das 10h, há desfile musical pelas artérias da cidade, pela centenária Banda Filarmónica Artistas de Minerva. A história de Loulé trazida por melodias intemporais interpretadas por estes músicos louletanos que irão animar os transeuntes.
A pensar nos mais novos, entre as 10h e as 12h, no Parque Municipal de Loulé, o Centro Ambiental de Loulé promove a atividade lúdico-pedagógica “Zorrita – A Aventura começa agora!”, dirigida a alunos do pré-escolar ao 1ª Ciclo do ensino básico. A mascote do Centro Ambiental desafia todos os que queiram explorar com ela e conhecer a biodiversidade que se pode encontrar no concelho.
A partir das 15h, a proposta é uma visita guiada pelos pontos mais importantes da cidade. O encontro está marcado para o principal ex-líbris de Loulé, o Mercado Municipal. Está prevista a passagem pelo Castelo, Banhos Islâmicos, Museu Municipal, além das típicas ruas, becos, largos e ruelas da Zona Histórica. Os interessados poderão inscrever-se através do email turismo@cm-loule.pt
As celebrações encerram com um concerto de Rodrigo Leão, “O Rapaz da Montanha”, no Cineteatro Louletano, a partir das 17h. Considerado o trabalho mais português da sua carreira, o seu novo álbum cruza emoção, palavra e memória num retrato íntimo e coletivo do país. Um momento imperdível.
Neste dia, todas as pessoas poderão utilizar, de forma livre e gratuita, das 10h às 18h, os equipamentos desportivos e culturais da cidade de Loulé geridos pelo Município.
Este programa comemorativo do Dia da Cidade de Loulé tem como objetivo celebrar esta efeméride, proporcionando uma descoberta da vivência urbana, aproximando o património das pessoas que aqui vivem ou aqueles que visitam a cidade.
Recorde-se que Loulé foi elevada a cidade a 1 de fevereiro de 1988, impulsionada por uma proposta apresentada na Assembleia da República, marcando uma transição de vila para cidade, após séculos como um importante centro, com raízes na antiga urbe moura de Al-Ulya e um foral de 1266.
CM Loulé