A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, I.P. (CCDR Algarve), promove, no próximo dia 28 de janeiro, entre as 14h00 e as 18h00, no Auditório David Assoreira, em Faro, um encontro dedicado a «Saúde, Bem-estar e Longevidade».
A iniciativa reunirá instituições científicas, entidades do setor da saúde, empresas e agentes do sistema científico e tecnológico, com o objetivo de promover a articulação entre investigação, inovação e empreendedorismo, bem como identificar oportunidades de colaboração no domínio da saúde, do bem-estar e da longevidade no Algarve. Enquadrada na Estratégia Regional de Especialização Inteligente (EREI) e no reforço da ligação entre políticas públicas, investigação, inovação e empreendedorismo, tem o principal objetivo de contribuir para a valorização do conhecimento, a criação de valor e o desenvolvimento sustentável da região do Algarve.
A sessão de abertura contará com as intervenções de José Apolinário, Presidente da CCDR Algarve, Tiago Botelho, Presidente do Conselho de Administração da ULS Algarve, Pedro Castelo Branco, Vice-Reitor da Universidade do Algarve, e Lurdes Carvalho, Diretora da Unidade de Planeamento e Desenvolvimento Regional da CCDR Algarve.
A primeira parte deste encontro será dedicada ao “Ecossistema de Investigação e Inovação em Saúde no Algarve”, contando com a comunicação da Diretora da Faculdade de Medicina da Universidade do Algarve, Inês Araújo. Segue-se uma mesa-redonda, subordinada ao tema “Novos Fármacos, cosméticos e dispositivos médicos”, com a participação de representantes de projetos e entidades regionais que desenvolvem atividade em áreas como a dor crónica, as algas e os cosméticos, os dispositivos médicos, os alimentos funcionais e os nutracêuticos.
A “Inovação Biomédica, Tecnologia e Medicina de Precisão: o papel do ABC na Estratégia Regional para um Envelhecimento Ativo e Saudável”, será o tema da segunda parte, comunicado pela Investigadora e gestora dos projetos na AD-ABC Algarve Biomedical Center, Marta Botelho. Segue-se uma mesa-redonda, sobre as “Tecnologias de Saúde e Envelhecimento Ativo e Saudável”, integrando temas como a saúde da mulher, a saúde mental, soluções digitais em saúde e investigação e desenvolvimento em biotecnologia.
A iniciativa conta também com “Espaços de Descoberta Empreendedora” que visam promover a participação ativa dos participantes, a partilha de projetos e desafios e a identificação de oportunidades para ações colaborativas a desenvolver no âmbito da Plataforma Regional da EREI.
As inscrições e o programa completo estão disponíveis aqui.
CCDR Algarve