Avança em Armação de Pêra hotel de quatro estrelas com investimento de 50 ME

15:30 - 05/12/2025 SILVES
A Câmara de Silves licenciou a construção de um hotel de quatro estrelas com capacidade para 500 hóspedes, no Vale do Olival, em Armação de Pêra, num investimento de 50 milhões de euros, anunciou hoje a autarquia.

Segundo um comunicado do município do distrito de Faro, o projeto de arquitetura foi aprovado durante a vigência do Plano de Pormenor de Armação de Pêra, tendo obtido pareceres favoráveis do Turismo de Portugal e da Agência Portuguesa do Ambiente.  

A obra tem um prazo de execução de três anos, embora a promotora pretenda concluir os trabalhos no mais curto prazo possível, “para atenuar e minimizar eventuais constrangimentos a quem reside e trabalha na envolvente do local da obra”, lê-se na nota. 

O empreendimento turístico vai gerar cerca de 100 postos de trabalho e dinamizar a economia, “tornando a vila de Armação de Pêra mais atrativa, aumentando e melhorando a oferta turística”, adianta o município. 

A nova unidade hoteleira de quatro estrelas inclui cave, piscinas interior e exterior, serviços complementares e áreas técnicas e de parqueamento de viaturas. 

O licenciamento municipal implica também a instalação de um coletor de drenagem de águas pluviais e a criação de redes públicas de saneamento e drenagem na Avenida Beira-Mar poente daquela localidade de elevado impacto turístico, reforçando as infraestruturas urbanísticas da zona. 

A empresa promotora do empreendimento manifestou ainda interesse em apoiar a construção de um parque de estacionamento público no Vale do Olival, projeto municipal que visa valorizar a frente de mar poente de Armação de Pera, refere a autarquia. 

Segundo a Câmara de Silves, durante os trabalhos no espaço público haverá alterações temporárias no trânsito e na localização da praça de táxis.

 

Lusa