O verdadeiro espírito natalício, repleto de alegria partilhada e encanto familiar, desembarcou em Quarteira na manhã deste domingo, 30 de novembro, com a triunfal chegada do Pai e da Mãe Natal, acompanhados pela sua colorida comitiva de duendes e elfos.
Este momento mágico deu o pontapé de saída a um programa festivo que irá aquecer os corações de miúdos e graúdos até ao Dia de Reis, a 6 de janeiro de 2026. A magia começou a tomar forma na Praça Natal, instalada no largo do Centro Autárquico, de onde partiu a emocionante Parada dos Sonhos, que percorreu a Avenida Infante de Sagres, convergindo na outra fantástica Praça do Natal, instalada na Praça do Mar.
Foi aqui, no coração de Quarteira, que o espírito de generosidade e alegria coletiva brilhou com mais intensidade. O momento mais aguardado, a entrega de prendas às crianças, desenrolou-se perante uma multidão de famílias com os olhos a brilhar, numa cena que capturou a essência do Natal. A animação, apresentada com o carisma habitual por Nelson Horta, teve um momento musical especialmente comovente com a atuação do Grupo Coral Infantil de Loulé, orientado pelo Prof. Ricardo Silva, cujas vozes preencheram o ar com a doce melodia dos tradicionais vilancicos.
A cerimónia contou com a presença das entidades locais, como o Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Telmo Pinto e do seu executivo, o Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, João Romão e restante executivo, que testemunharam o início desta celebração comunitária. Para além de celebrar os valores da quadra com residentes e visitantes, o programa natalício pretende ser um impulso para a comunidade local. Este espírito de união e apoio materializa-se em iniciativas como a campanha “Um Natal Especial”, que oferece vantagens aos clientes do comércio tradicional, promovendo a economia local e reforçando os laços que tornam Quarteira especial nesta época do ano. Quarteira vestiu-se, assim, de alegria, solidariedade e magia, prometendo semanas repletas do verdadeiro espírito natalício.
Jorge Matos Dias