Decorre no próximo dia 28 de novembro, a partir das 14h, no Auditório do Convento do Espírito Santo, em Loulé, uma sessão subordinada ao tema «Alfarroba arrobas de possibilidades – Sistemas de qualidade na fileira da alfarroba».
Esta será uma iniciativa “B2B”, pois além de uma parte mais teórica, proporcionará um momento de networking entre os participantes.
Assim, numa primeira parte, Pedro Correia, da Universidade do Algarve, irá moderar três painéis que versam sobre a certificação para o Modo de Produção Biológica (MPB), apresentado por Nuno Coutinho (Certiplanet); certificação para a Indicação Geográfica Protegida da Alfarroba do Algarve, por João Pedro Oliveira (Consulai); e Lote de Qualidade, por José Filipe, (AGRUPAmento de Alfarroba e Amêndoa, Crl.).
Segue-se o debate e, durante a tarde, a realização de mesas de discussão e negócios.
Refira-se que os sistemas de qualidade na fileira da alfarroba envolvem o controlo desde a produção até à transformação, focando-se na certificação para garantir a qualidade deste produto, que se tornou mais exigente a nível industrial. Este processo inclui a avaliação de características morfológicas das vagens, a gestão cuidadosa da colheita e do armazenamento, e um processamento industrial que garante a segurança e a preservação da qualidade do produto final.
CM Loulé