Francisca Jorge
Francisca Jorge e Angelina Voloshchuk vencem sob os holofotes no Loulé Ladies Open

09:50 - 30/10/2025 DESPORTO
• Sessão noturna improvisada para concluir uma jornada atrasada pela chuva

Francisca Jorge e Angelina Voloshchuk celebraram a passagem à segunda ronda do Loulé Ladies Open numa sessão noturna improvisada que se estendeu para lá das 22 horas devido ao longo atraso causado pela chuva. A quinta edição deste ITF W35 é organizada pelo Clube de Ténis de Loulé com os apoios da Câmara Municipal de Loulé e da Federação Portuguesa de Ténis entre 27 de outubro e 2 de novembro.

 

Semifinalista na Quinta do Lago há duas semanas e finalista em Poitiers na última, Francisca Jorge (206.ª classificada na hierarquia WTA) só precisou de 64 minutos para superar a compatriota Ana Filipa Santos (1043.ª) pelos parciais de 6-2 e 6-0.

A melhor tenista portuguesa da atualidade iniciou com uma vitória autoritária a última semana de competição antes de juntar-se à seleção nacional que vai à procura de história na Austrália. Uma boa campanha em Loulé pode levá-la de volta ao top 200 do ranking e assegurar o regresso aos torneios do Grand Slam, mas para aproximar-se ainda mais desse duplo objetivo terá de confirmar as credenciais de terceira cabeça de série face à vencedora do encontro entre a norte-americana Julia Adams (423.ª) e a qualifier ucraniana Daria Yesypchuk (695.ª).

Igualmente vitoriosa foi a estreia de Angelina Voloshchuk (501.ª), também convocada para disputar o play-off de promoção da Billie Jean King Cup no próximo mês, ainda que mais trabalhosa. A atual número três nacional precisou de aplicar-se de forma a negar a recuperação de Isis Louise Van den Broek (529.ª) e superar a jogadora dos Países Baixos por 6-3, 3-6 e 6-2.

A próxima adversária da jovem de 18 anos será a francesa Tessah Andrianjafitrimo (262.ª), quinta cabeça de série e responsável pelo afastamento de Sara Lança (1427.ª) ao vencer por 6-2 e 6-0 noutro embate que se prolongou para lá do pôr do sol.

Esse foi um dos três embates luso-franceses desta quarta-feira. Nos anteriores,  Bárbara Brito não foi capaz de dar réplica a Yasmine Mansouri (382.ª) e perdeu por 6-1 e 6-0 com a gaulesa em 44 minutos, já Inês Murta (827.ª) cedeu pelos parciais de 6-3 e 6-2 face a Alice Tubello (472.ª) num braço de ferro mais equilibrado do que o resultado indica.

Esta quinta-feira, a partir das 10h30, serão jogados os oito encontros da segunda ronda de singulares (Francisca Jorge e Angelina Voloshchuk atuam não antes das 13h) e para a parte da tarde estão agendados os embates de pares que foram iniciados na terça-feira e ainda não puderam ser retomados.

 

Raquetc